Territórios da Educação do Campo: do campo em movimento à aprendizagem territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rc24482692202126%20

Palavras-chave:

Educação do Campo, Território em Disputa, Aprendizagem Territorial

Resumo

Este artigo objetiva analisar teoricamente o que convencionalmente configurou-se como território(s) da educação do campo, intentando ampliar o debate sobre esta temática quando considera que há uma conflitualidade no campo brasileiro entre o território do campesinato e o do agronegócio. Além disso, as experiências de educação do campo revelam um território educativo como dimensão prática da aprendizagem territorial, fruto da participação dos povos e movimentos do campo. Embora este trabalho esteja centrado no debate teórico e na revisão bibliográfica, foi realizada a pesquisa documental em sítios eletrônicos do INCRA, IBGE e Censo Escolar/INEP, a fim de correlacionar dados educacionais e de assentamentos rurais do município de Grajaú à luz da análise qualitativa e apresentação de algumas incursões de pesquisa de campo nas escolas do município em tela. Persiste a necessidade de coibir o fechamento de escolas do campo em Grajaú e, por extensão, nos municípios do Sul do Maranhão nos quais avança o agronegócio, bem como a superação da precarização de escolas e territórios rurais. Consequentemente, também é necessária a separação da educação dos vínculos políticos, que a colocam como moeda de troca para alocação de empregos oriundos de apoio político após eleições municipais e/ou estaduais.

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Biografia do Autor

Marcos Nicolau Santos da Silva, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Grajaú (MA), Brasil

É Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Câmpus de Grajaú).

Rosimary Gomes Rocha, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Grajaú (MA), Brasil

É Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mestra em Geografia Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Câmpus de Grajaú).

Luciano Rocha da Penha, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Grajaú (MA), Brasil

É Graduado em Geografia, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento e Doutorando em Geografia Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Câmpus de Grajaú).

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

SILVA, M. N. S. da; ROCHA, R. G. .; PENHA, L. R. da . Territórios da Educação do Campo: do campo em movimento à aprendizagem territorial. Revista Cerrados, [S. l.], v. 19, n. 02, p. 238–271, 2021. DOI: 10.46551/rc24482692202126 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4318. Acesso em: 28 mar. 2024.