O primeiro centenário da infraestrutura ferroviária no Norte de Minas Gerais: processo de implantação, auge, crise e concessão

Autores

  • Luiz Andrei Gonçalves Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Simone Narciso Lessa Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Ferrovia. Infraestrutura. Auge. Crise. Concessão.

Resumo

Na política de expansão da infraestrutura ferroviária brasileira, a região norte-mineira foi incluída em dois grandes projetos de integração nacional, por meio do sistema ferroviário. O primeiro, ligar a capital federal, Rio de Janeiro, a Belém no Estado do Pará, passando pelo Rio São Francisco. O segundo, interligar a cidade do Rio de Janeiro a Salvador, cortando Montes Claros, no estado de Minas Gerais. Objetivo deste trabalho é analisar o processo de expansão da infraestrutura ferroviária na região norte de Minas Gerais no período de 1908 a 2009, considerando os aspectos históricos, que seguem o período de surgimento, de auge, de crise e de concessão do sistema ferroviário. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e coleta de dados de fontes secundárias junto às instituições governamentais. As ações das empresas públicas ferroviárias, dentre elas, a Estrada de Ferro Central do Brasil e a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro, tiveram um papel importante no desenvolvimento da malha ferroviária, principalmente no norte de Minas Gerais. A chegada dos trilhos resultou na ampliação dos núcleos urbanos existentes, no surgimento de novos núcleos e na expansão das atividades econômicas regionais, incluindo produção, comércio e circulação. Na década, pós 1960, a malha ferroviária norte-mineira teve uma reestruturação das vias permanentes e do material rondante, buscando melhorar nas condições de tráfego e atender a política de modernização econômica nacional e regional. Os baixos investimentos no sistema ferroviário levaram essa infraestrutura ao sucateamento, resultando nas concessões.
Em 1996, a malha ferroviária “norte-mineira” foi repassada à concessionária Ferrovia Centro-Atlântica, que dedicou-se, exclusivamente, ao transporte de cargas.

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Biografia do Autor

Luiz Andrei Gonçalves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Mestre em Desenvolvimento Social – UNIMONTES; Bolsista ETENE/BNB.

Simone Narciso Lessa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em História UNICAMP; Professora do PPGDS/UNIMONTES.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

PEREIRA, L. A. G.; LESSA, S. N. O primeiro centenário da infraestrutura ferroviária no Norte de Minas Gerais: processo de implantação, auge, crise e concessão. Revista Cerrados, [S. l.], v. 10, n. 01, p. 128–145, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/3015. Acesso em: 1 dez. 2024.

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