Reflexões sobre a auto-sustentabilidade em condições de pobreza

Autores

  • Ailton Mota de Carvalho Universidade Estadual do Norte-Fluminense - UENF

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Pobreza, Desenvolvimento.

Resumo

O discurso do “desenvolvimento sustentável”, ou do crescimento com sustentabilidade. aparece sempre revestido de uma grande carga emocional e de subjetividade, o que significa dizer que existem várias formas de conceituar o tema. Enquanto mera filosofia pode-se pensar num ideal de harmonia entre o almejado crescimento econômico e a preservação na natureza. Porém, na prática, o conflito é mais verdadeiro que a conciliação e, tanto é assim, que provocou a existência do debate e, mais, a institucionalização deste debate nos mais altos foros internacionais. É preciso caminhar entre o sonho e a realidade e relativizar esta discussão, principalmente no que se refere à situação dos países e regiões mais pobres do mundo, nos quais as opções de vida são poucas, para não dramatizar muito. Para as populações destes lugares pobres, é incompreensível que suas atividades tradicionais, em grande parte vinculadas à exploração da natureza (pesca, coleta, agricultura, pastoreio) sejam consideradas agressivas à natureza. A compatibilidade (im)possível entre desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente em situações de extrema pobreza são o objeto de análise exploratória deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Mota de Carvalho, Universidade Estadual do Norte-Fluminense - UENF

Doutor em Ciências Sociais e Sociologia – Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais
(FLACSO) e Universidade de Brasília (UnB). Coordenador do Mestrado em Políticas Sociais – Universidade Estadual do Norte-Fluminense – Centro de Ciências do Homem.

Referências

BECKER, Bertha K. A Geopolítica na virada do milênio: logística e desenvolvimento sustentável. In: Geografia: Conceitos e Temas.CASTRO, Iná Elias; GOMES, Paulo César C.; e Corrêa (organiz.) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1995.

BEZERRA, Maria Lucila & ARAÚJO, Tânia Bacelar. Experiência Recente em Planejamento Regional: Os casos das Associações de Municípios do Setentrião e do Oeste do Paraná. Governo do Paraná, Paranacidade. Curitiba, 1999.

BICALHO, Ana Maria de S.M & HOEFLA, Scott Wiliian. Nature´s Metropolis e a Ecologia Política. Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ, V.19- 1996, p.115-122.

BUARQUE, Sérgio C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento sustentável. Recife: IICA, 1995 (mediu.). Publicado pelo IICA como Desarrollo Sostenible- Metodologia de Planeamiento - Experiências del Nordeste de Brasil. San José da

Costa Rica: BMZ7GTZ-IICA,1997.

______. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. Recife: INCRA:IICA, 1997

CÁRDENAS, Carlos Verdaguer V. De la sostenibilidad a los ecobarrios. Madrid, noviembre de 2000, 12 p.

DELGADO, Jaime Ornelas. Es el desarrollo sustentable una opción viable? Revista Ciudades, no 34, abril-junio de 1997, RNIU, Puebla, México, p. 56-63.

DIEGUES, Antonio Carlos S. Populações Tradicionais em unidades de Conservação: O mito moderno da natureza intocada. In: As Ciências Sociais e a questão ambiental rumo à interdisciplinaridade. VIEIRA, Paulo Freire & Maimon Dália. APED Editora, Universidade Federal do Pará/NAEA, 1993, p. 217-248

FRANCO, Augusto de. Por qué precisamos de um desarrollo local integrado y sostenible? Revista Instituciones y Desarrollo, no. 6, PNUD. Tirado da Internet: .

HERCULANO, Selene. Como passar do insuportável ao sofrível. Tempo e Presença, CEDI, jan/fev ano 14, 1992.

JARA, Carlos Julio - A sustentabilidade do desenvolvimento local - Desafios de um processo em construção. IICA-Prorural, Recife, 1998.

LEFF, Enrique. La capitalizacion de la naturaleza y las estrategias fatales del crecimiento insostenible. Red Latino Americana y Caribeña de Ecologia Social, tirado de internet; .

MAIMON, Dália - A economia e a Problemática Ambiental, in Vieira, Paulo Freire e Maimon Dália - As ciências Sociais e a questão ambiental - Rumo à Interdisciplinaridade- AOED. Belém: Editora-Universidade Federal do Pará, 1993,

p. 45-78.

NOSSO FUTURO COMUM. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1988.

O que o brasileiro pensa do meio ambiente, do desenvolvimento e da sustentabilidade. Tirado da internet: .

TORAL, Alfonso Monardes. Compatibilidad Entre Economia y Medio Ambiente. tirado da internet: .

Downloads

Publicado

2003-12-31

Como Citar

CARVALHO, A. M. de . Reflexões sobre a auto-sustentabilidade em condições de pobreza. Revista Cerrados, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 75–90, 2003. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/2889. Acesso em: 26 abr. 2024.