Mobilidade urbana, acessibilidade e segurança no trânsito para população idosa em Montes Claros – MG

Autores

  • Jorge Barbosa Barreto Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.
  • César Henrique de Queiroz Porto Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22238/rc24482692v14n22016p230a249

Palavras-chave:

Mobilidade urbana; acessibilidade; população idosa; Montes Claros.

Resumo

A mobilidade, a acessibilidade e a segurança no trânsito são elementos necessários para a circulação de pessoas, principalmente da população idosa, no espaço urbano. O objetivo deste artigo é discutir as políticas públicas de mobilidade, de acessibilidade e de segurança no trânsito para circulação da população idosa no município de Montes claros. O trabalho foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica, na coleta e na análise de dados secundários. Foi realizado também um trabalho de campo em Montes Claros. Ao longo do texto, discutiu-se as políticas públicas de mobilidade e de acessibilidade urbana, focando na segurança do trânsito para os deslocamentos de idosos na cidade de Montes Claros. Conclui-se que no espaço urbano, da cidade em estudo, existem as deficiências na mobilidade e na acessibilidade, comprometendo a segurança dos idosos. A superação desses obstáculos depende da adoção de medidas concretas, elaboradas pelo poder público e pela sociedade, para garantir a segurança e a sustentabilidade na mobilidade e na acessibilidade urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Barbosa Barreto, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui Graduação em Gestão Pública pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) e foi aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/ UNIMONTES). Atualmente é graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

César Henrique de Queiroz Porto, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Brasil, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Mestrando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor do Departamento de História, atuando também no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Referências

BLANCO, Priscilla Hellen Martinez et al. Mobilidade urbana no contexto do idoso. Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v.19, n.1, p. 143-155, 2014.

BRASIL. Lei n. 12.587, de 03 de janeiro de 2012.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

DIAS, Diego; SOUZA, Raquel; COUTO, Tania, 2010. Artigo: “Perfil Demográfico da População Idosa de Montes Claros, Minas Gerais e Brasil”. Revista de Enfermagem do Centro Norte Mineiro - v.1, n.1, jul./dez. 1997. Belo Horizonte: Coopmed, 1997.

DRUCIAK , Vinícius Polzin.Transporte público metropolitano nas regiões metropolitanas de Londrina e Maringá sob a ótica da mobilidade espacial. 2014. 205 f. Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Estadual Paulista – UNESP, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2014.

FONSECA, Luciana Silva.Planejamento urbano: análise da configuração do espaço da cidade de Montes Claros – MG. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social), Universidade Estadual de Montes Claros, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, Montes Claros, 2008.

LEITE, Marcos Esdras; PEREIRA, Anete Marília. Metamorfose do espaço intra-urbano de Montes Claros-MG. Montes Claros: Unimontes, 2008.

MENDES, Márcia R.S.S. Barbosa et al. A situação social do idoso no Brasil:

uma breve consideração. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 422-426, 2005.

OLIVEIRA, Flávio Mário Alves.O sistema de transporte urbano e os reflexos sobre a (in) segurança no trânsito. 2013. 190 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social), Universidade Estadual de Montes Claros, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, Montes Claros, 2013.

PEREIRA, Luiz Andrei G.; MORAIS, Sandra Dalvi Q.; FERREIRA, William Rodrigues. A Geografia dos Transportes na organização do espaço urbano: mobilidade e acidentes de trânsito. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 42, 2012.

RESENDE, Luiza de; FERREIRA, William Rodrigues. Mobilidade Urbana: diferentes visões de apropriação do espaço. In: RAMIRES, Júlio César de Lima; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar (Org.). Geografia e Pesquisa Qualitativa: Na trilhas da investigação. Uberlândia: Assis Editora, 2009.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Direito à cidade e Estatuto da Cidade. Cidades, Presidente Prudente, v. 2, n. 3, p. 89-110, 2005.

SILVA, LindonJonhson Dias. A modernidade no sertão: a experiência do I Plano Diretor de Montes Claros na década de 1970. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social), Universidade Estadual de Montes Claros, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, Montes Claros, 2008.

SIMMEL, Georg. Fidelidade e gratidão e outros textos.Lisboa: Relógio D’Água, 2004.

VASCONCELLOS, Eduardo. Alcântara. O que é trânsito. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

______.Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexões e propostas. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2000.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

BARRETO, J. B.; PORTO, C. H. de Q. . Mobilidade urbana, acessibilidade e segurança no trânsito para população idosa em Montes Claros – MG. Revista Cerrados, [S. l.], v. 14, n. 02, p. 230–249, 2016. DOI: 10.22238/rc24482692v14n22016p230a249. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/1383. Acesso em: 28 mar. 2024.