Experenciando uma ocupação: vivências na Escola Municipal Paulo Freire do município de Armação dos Búzios (2017)

Experiencing an occupation: experiences at the Paulo Freire Municipal School in the municipality of Armação dos Búzios (2017)

Autores

DOI:

10.46551/issn.2317-0875v29n2p.46-59

Palavras-chave:

Educação, Búzios, Ocupação, História Oral

Resumo

O artigo recupera a experiência da ocupação da Escola Municipal Paulo Freire do município de Armação dos Búzios por estudantes em março de 2017. A partir de dois relatos orais de uma professora e de uma estudante do colégio, discutimos sobre a ocupação da escola no contexto de possibilidade do encerramento de suas atividades em meio ao discurso de crise financeira no município. A partir dos relatos orais percebemos que a ocupação da escola perpassou mudanças nas relações de forças da instituição fazendo com que os estudantes se tornassem o pilar da dinâmica escolar, promovendo assim uma subversão da ordem institucional e trazendo novos significados para aquela instituição.

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Biografia do Autor

Fillipe dos Santos Portugal, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz

Graduado em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. Especialista em Ensino de História no Ensino Básico pelo Colégio Pedro II. Mestre e doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. E-mail: fillipe_portugal@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3718-2824

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Portugal, F. dos S. (2024). Experenciando uma ocupação: vivências na Escola Municipal Paulo Freire do município de Armação dos Búzios (2017): Experiencing an occupation: experiences at the Paulo Freire Municipal School in the municipality of Armação dos Búzios (2017). Caminhos Da História, 29(2), 46–59. https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v29n2p.46-59