Propaganda e representação: analisando definições conceituais

Propaganda and representation: analyzing conceptual definitions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v27n1p.186-204

Palavras-chave:

Propaganda, Representação, Teoria, Historiografia, História Cultural

Resumo

O presente artigo busca estudar a definição dos conceitos de representação e de propaganda, com o objetivo de delinear os limites de atuação de cada termo. Para essa atividade, serão observadas as análises de determinados autores cujos estudos demonstram as bases teóricas fundamentais de ambos, para posteriormente realizar a comparação dos significados individuais e apontar as suas aproximações ou divergências. Cada termo possui um grande espaço de debate com posicionamentos destoantes entre os acadêmicos, o que dificulta o estabelecimento de parâmetros estáveis de pesquisa. Ao contrapor as definições formadas por diferentes pesquisadores, procura-se esclarecer os pensamentos e as práticas apontadas na história que corresponderiam com um conceito ou com o outro, facilitando o exercício de sua identificação analítica juntamente com o aprofundamento da observação de seus efeitos na narrativa do passado. Assim, é o propósito desta análise identificar de qual forma os conceitos compartilham de características metodológicas na observação da sociedade, ressaltando a sua relevância para o exercício da pesquisa histórica e buscando incentivar uma abordagem mais aprofundada de ambos pela historiografia.

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Biografia do Autor

Gustavo Feital Monteiro, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando pelo PPGHIS da Universidade de Brasília. E-mail: gustaav.f@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2360-5515.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Monteiro, G. F. . (2022). Propaganda e representação: analisando definições conceituais: Propaganda and representation: analyzing conceptual definitions. Caminhos Da História, 27(1), 186–204. https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v27n1p.186-204