Aprendendo a ser professor(a) através da Revista Pedagógica (1890-1896)

Learning to be a teacher through Revista Pedagógica (1890-1896)

Autores

  • Sarah Jane Duraes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Revista Pedagógica, formação docente, Escola Normal, Pedagogia

Resumo

Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa financiada pela FAPEMIG e CNPq, sobre textos e manuais de Pedagogia, desenvolvidas no período de 2008-2010. Ele analisa aspectos do processo de produção, de circulação e do conteúdo de alguns fascículos da Revista Pedagógica, publicada pelo Pedagogium, Museu Escolar do Rio de Janeiro, durante o período de 1890 e
1896. A análise aqui apresentada revela, sobretudo, a influência de teorias pedagógicas européias na (re)definição das atribuições do professor para atuar na escola primária brasileira e, principalmente, a polêmica com relação à educação
das mulheres e suas possibilidades de atuação no magistério.

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Biografia do Autor

Sarah Jane Duraes, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora da Universidade
Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

Jane Duraes, S. . (2013). Aprendendo a ser professor(a) através da Revista Pedagógica (1890-1896): Learning to be a teacher through Revista Pedagógica (1890-1896). Caminhos Da História, 18(1), 123–142. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3279

Edição

Seção

Dossiê