Videogames e ficção científica: representações sobre o futuro caótico nos jogos eletrônicos da década de 1980

Video games and science fiction: representations about the chaotic future in electronic games of the 1980s

Autores

  • Cássio Remus de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Videogames, Ficção científica, Representações, Cultura de massas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as formas como a cultura de massa construiu as representações do futuro pessimista a partir dos jogos eletrônicos e demonstrar os meios como os videogames podem ser utilizados como objetos de pesquisa para tais fins. Utiliza-se, para este propósito, uma vasta bibliografia acerca das impressões da ficção científica moldadas durante os séculos XIX e XX, tal como obras que retratam a história dos jogos eletrônicos e seus consoles. Da literatura ao cinema, discorre-se sobre os primeiros games a abordar sugestões de distopias na história até Contra – a máxima da ficção científica dos videogames na década de 1980.

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Biografia do Autor

Cássio Remus de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

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Publicado

2015-07-01

Como Citar

Remus de Paula, C. . (2015). Videogames e ficção científica: representações sobre o futuro caótico nos jogos eletrônicos da década de 1980: Video games and science fiction: representations about the chaotic future in electronic games of the 1980s. Caminhos Da História, 20(2), 89–114. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/3161

Edição

Seção

Artigos Livres