Mestra, Tia, Dona: mulheres carimbozeiras nas políticas públicas de cultura

Mestra, Tia, Dona: carimbó women in public policies of culture

Autores

Palavras-chave:

Carimbó, Gênero, Cultura popular, Saberes tradicionais

Resumo

Este texto tem por objetivo pensar sobre as representações de gênero nas culturas populares e as políticas públicas de cultura, a partir de uma experiência enquanto gestora do patrimônio cultural, tendo como foco específico o carimbó e a pesquisa de campo para o Programa Sala do Artista Popular, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Enfoco aqui as trajetórias e atuações de mulheres que entrevistamos durante a pesquisa e de outras mulheres fundamentais para este estudo, embora não entrevistadas, estiveram diretamente vinculadas ao contexto de produção da pesquisa. Para esta análise, dividi essas mulheres em dois grupos: o das costureiras das indumentárias do carimbó e o das coordenadoras dos grupos de carimbó. Este artigo traz um relato de como a pesquisa foi construída e procura entender, a partir das histórias dessas mulheres, o lugar que ocupam na execução de políticas de salvaguarda para o carimbó.

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Biografia do Autor

Paula Pflüger Zanardi, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Mestra em Preservação do Patrimônio Cultural (IPHAN/PEP) e Bacharela em Ciências Sociais (UFSC). É consultora para Políticas Públicas em preservação do Patrimônio Imaterial. E-mail: paula.zanardi@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-1098

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Pflüger Zanardi, P. (2020). Mestra, Tia, Dona: mulheres carimbozeiras nas políticas públicas de cultura: Mestra, Tia, Dona: carimbó women in public policies of culture. Caminhos Da História, 24(1), 129–153. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2601

Edição

Seção

Dossiê