Comida, memória social e o encontro de gerações: a retomada do saber-fazer de uma receita de família

Food, social memory and the meeting of generations: the resumption of know-how in a family recipe

Autores

Palavras-chave:

Comida, Família, Saber-fazer, Memória social, Piauí-Brasil

Resumo

Este artigo propõe analisar os acontecimentos relacionados a necessidade de revisitar a receita de um bolinho crocante conhecido em uma região do estado do Piauí com mirrado.  A demanda por fazê-lo surgiu em razão de uma antiga amiga da minha família, que estava distante há muitos anos, manifestar a vontade de voltar a sentir o sabor dele, pois era algo bastante significativo das suas lembranças de adolescência. O evento proporcionou um encontro intergeracional de algumas mulheres da família, com o propósito de retomar um saber-fazer que a passagem do tempo havia deslocado para o plano das incertezas. As observações e narrativas aqui apresentadas são utilizadas como dados etnográficos que colocam em evidência como vínculos familiares lidam com processos de transformações que atingem práticas culturais e, por consequência, afetam a memória social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Oliveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA). E-mail: daniel_oliveira@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4128-4989.

Referências

BARTH, Frederik. Cosmologies in the making. A generative approach to cultural variation in inner New Guinea. Cambridge. Cambridge University Press, 1987.

BERLINER, David. Social Thought & Commentary: The Abuses of Memory: Reflections on the Memory Boom in Anthropology In. Anthropological Quarterly, Vol 78, N. 1, 2005, pp. 197-211.

DUARTE, Luiz Fernando Dias. Horizontes do indivíduo e da ética no crepúsculo da família. In: RIBEIRO, I.; RIBEIRO, A. C. I. A família em processos contemporâneos: inovações culturais na sociedade brasileira. São Paulo: Loyla, 1994.

ECKERT, Cornelia et al. Qual é a Antropologia do Parentesco e da Família no século XXI? Um diálogo franco e brasileiro com Martine Segalen. Horizontes Antropológicos. Porto Alegte: PPGAS/UFRGS, ano 7, n. 16, 2001.

GEERTZ, Clifford. Do ponto de vista dos nativos: a natureza do entendimento antropológico. In: O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petropolis, RJ: Vozes,1997.

GODOI, Emília Pietrafesa de, and AGUIAR, Vilênia V. Porto. Mulheres e territórios vividos em contextos rurais: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial. In: Cadernos Pagu, nº 52, 2018.

GONÇALVES, J. R. S. A retórica da perda: os discursos do Patrimônio Cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

HERNÁNDEZ, Jesús C. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. In CANESQUI, A. M., and GARCIA, R.W. D., (orgs). Antropologia e nutrição: um diálogo possível [online]. Rio de Janeiro: Editroa Fio Cruz, 2005.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

IPHAN. Dossiê – Produção artesanal e práticas socioculturais associadas à cajuína no Piauí, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossie_cajuina_piaui.pdf

LABURTHE-TOLRA, Phelippe; WARNIER, Jean-Pierre. Etnologia – Antropologia. Petrópolis: Vozes, 1997.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo: PUC-SP, 1981.

ROMANELLI, G. O significado da alimentação na família: uma visão antropológica. Medicina (Ribeirão Preto), p. 333-339, 2006.

VELHO, Gilberto. Memória, identidade e projeto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

WOORTMANN, Ellen. A comida como linguagem. Habitus. Goiânia, v. 11, n.1, p. 5-17, jan./jun. 2013.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Oliveira, D. (2020). Comida, memória social e o encontro de gerações: a retomada do saber-fazer de uma receita de família: Food, social memory and the meeting of generations: the resumption of know-how in a family recipe. Caminhos Da História, 24(1), 114–128. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2599

Edição

Seção

Dossiê