As mulheres erveiras do Ver-O-Peso e os olhares patrimoniais

Ver-O-Peso herbal women and heritage looks

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Gênero, Ver-o-Peso, Erveiras, Essencialização

Resumo

O Complexo do Ver-o-Peso é maior feira atacadista e varejista do norte brasileiro. Situado em Belém, na capital do Estado do Pará, reúne variada biodiversidade amazônica, assim como costumes, práticas e saberes comuns a região. A partir da sua etnografia, em especial o Setor das Ervas, tradicional seção da feira, a pesquisa examina a inferência da qualidade patrimonial acerca da imagem das mulheres feirantes ali trabalhadoras – as erveiras. Apoiando-se na análise dos processos de patrimonialização e inventário dos elementos históricos, paisagísticos, arquitetônicos e culturais do Complexo do Ver-o-Peso, discute-se o valor do patrimônio e bem cultural como formas de destaque para o consumo turístico e de lazer da feira. As erveiras, associadas com os saberes tradicionais populares intrínsecos as suas atividades, são perspectivadas por discursos patrimoniais que percebem nelas potencial cultural atrativo para tais fins. Essas intenções apoiam-se no recorte de gênero, objetificação e exotização, causando essencializações das suas figuras, propiciando estigmas e desbotando suas agências e configurações como sujeitas cidadãs, comerciantes, profissionais e sabedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Carolina Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará. L.CV@outlook.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3532-1942.

Referências

ARAÚJO, Alceu. Medicina rústica. Rio de Janeiro: Ed. Nacional. 1959.

CARDOSO, Ana Cláudia Duarte. et al. Quando o projeto disfarça o plano: concepções de planejamento e suas metamorfoses em Belém (PA). Cadernos Metrópole, [s.l.], v. 18, n. 37, p.823-844, 2016.

COSTA, I.; CORDOVIL, Daniela. Presença de Mulheres Benzedeiras nos Bairros de Belém a Partir de sua Circulação nas Feiras. In: Rodrigues, C. et al. (Org.). Mercados Populares em Belém: Produção de sociabilidades e identidades em espaço urbano. Belém: NAEA. v. 2. 2017.

FERREIRA, P.; RODRIGUES, C. Economia Criativa e o Espaço São José Liberto. In: Rodrigues et al.(Org.). Mercados Populares em Belém: produção de sociabilidades e identidades em espaço urbano. Belém: NAEA. v.2. 2017.

FONSECA, Maria. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A editora Ltda. 2003.

GOLDMAN, Marcio. A construção ritual da pessoa: e a possessão no Candomblé. Religião e Sociedade, São Paulo, v. 9, p. 22-53. 1983.

GUIZARDI, Menara. "Conflicto, equilibrio y cambio social en la obra de Max Gluckman." In: Papeles del CEIC. International Journal on Collective Identity Research, n .2, pp. 1-47. 2012

HOBSBAWN, Eric. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2008.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Recife:Cobogó. 2019.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O feiticeiro e sua magia. In: Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify. 2008.

LITTLE, Paul. E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia de territorialidade. UNB. Série antropológica. 2002.

LIMA, Maria Dorotéia de. Patrimônio cultural: os discursos oficiais e o que se diz no Ver-o-Peso. In: LEITÃO, Wilma. Org. Ver-o-Peso: Estudos Antropológicos no Mercado de Belém. Belém: NAEA. 2010.

LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins fontes. 1997

MALUF, Sônia. Bruxas e bruxarias na Lagoa da Conceição: um estudo sobre representações de poder feminino na ilha de Santa Catarina. Revista Crítica de Ciências Sociais, v.34, p. 99-112. 1992

MAUÉS, Paola. O Valor que o Ver-o-Peso tem. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Museologia e Patrimônio, Unirio, Rio de Janeiro. 2014

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify. 2003.

NASCIMENTO, L.; RODRIGUES, C. Reciprocidade entre trabalhadores do mercado do Ver-o-Peso. In: RODRIGUES, C. I.; SILVA, L. de J. D.; MARTINS, R. F. (Org.). Mercados Populares em Belém: Produção de sociabilidades e identidades em espaço urbano. Belém: Naea. 2014.

SANTOS, Milton. Território e Sociedade. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo. 2000.

SILVA, Tiago. Ver-a-Cor: um estudo sobre as relações raciais no mercado de Belém. In: LEITÃO, Wilma Marques (Org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos no mercado de Belém. Belém: NAEA. 2010

TALAVERA, Augustin. Turismo cultural, culturas turísticas. Horizontes Antropológicos v.9, n.20, p. 31-57. 2003

TRINDADE JÚNIOR, Saint-Clair. Um “skyline” em mutação: o velho centro e as transformações urbanas em Belém. Novos Cadernos Naea. v.21, n.1, p. 57-78. 2018.

VELHO, Gilberto. Um Antropólogo na Cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar. 198 p. 2013.

VELOSO, Mariza. 2006. O fetiche do patrimônio. Habitus. v.4, n1, p. 437-454. 2006.

VIEIRA, Laura Carolina. Saberes da Floresta, Produtos na Cidade? os atravessamentos socioculturais que permeiam as práticas tradicionais de cura amazônica em ambiente urbano - Belém/Pará. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Antropologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Vieira, L. C. . (2020). As mulheres erveiras do Ver-O-Peso e os olhares patrimoniais: Ver-O-Peso herbal women and heritage looks. Caminhos Da História, 24(1), 97–113. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2598

Edição

Seção

Dossiê