“Mulher na roda não é pra enfeitar”! A ginga feminista e as mudanças na tradição da Capoeira Angola

“Woman at the circle is not for decoration”! The feminist swing and changes in the tradition of Capoeira Angola

Autores

Palavras-chave:

Mulher, Capoeira, Tradição, Mudança, Gênero

Resumo

Este trabalho apresenta um novo cenário na capoeira angola proporcionado pela participação e liderança das mulheres nos grupos. Trata-se de um fenômeno recente na história da capoeira angola: o feminismo angoleiro. Partindo de uma perspectiva feminista, pretendo apontar como os mecanismos utilizados nos discursos tradicionais que reproduzem condutas heteronormativas e classificações sexistas, estão sendo questionados e ressignificados. Para desenvolver a minha reflexão sobre esse novo cenário político apresento o grupo Nzinga de Capoeira Angola, fundado por uma mulher, mestra Janja, com sede na cidade de Salvador. Este grupo é referência para as redes de mulheres capoeiristas que estão se formando pelo mundo e desenhando uma ginga feminista. Neste aspecto, a participação das mulheres está associada à construção de outras narrativas com novos sujeitos políticos, reconstruindo as categorias “mulher” e “homem”, “feminilidade” e “masculinidade”, não como unidades homogêneas e isoladas. Nos Encontros de Mulheres Capoeiristas, busca-se observar novas formas de contestação e de denunciar as desigualdades de gênero presente na capoeira. No jogo da capoeira, as mulheres criam estratégias para enfrentar os obstáculos impostos por uma cultura patriarcal e hegemônica e aprendem a usar o corpo como uma arma política e de defesa pessoal para jogar na vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Maria Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), orientada pela Profª Drª Julie Cavignac (PPGA-PPGCS-UFRN). E-mail: camilaufpb@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4807-8096.

Referências

ABIB, Pedro Rolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Campinas/SP: UNICAMP/CMU; Salvador: EDUFBA, 2004.

ABREU, Frederico José de; CASTRO, Mauricio Barros de (Org.). Encontros Capoeira. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

ABREU, Frederico José de. O barracão do Mestre Waldemar. Salvador: Zabaratana, 2003.

ARAÚJO, Rosângela Costa. Iê, Viva Meu Mestre! A Capoeira Angola da ‘escola pastiniana’ como práxis educativa. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2004. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12052015-143733/pt-br.php. Acesso em: 28 jun. 2016.

______. Entrevista. Revista Toques d’Angola, Salvador, INCAB, n. 4, nov. 2005.

______. É preta, Kalunga: a capoeira angola como prática política entre os baianos: anos 80-90. Ilustração de André Flauzino. Coleção Capoeira Viva, 2. Rio de Janeiro: MC&G, 2015.

BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

BRITO, Celso de. A regulação da instanciação religiosa na capoeira angola globalizada: A relação entre o Grupo Irmâos Guerreiros e o Ilê Obá Silekê de Berlim, Alemanha. Trabalho apresentado na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 03 e 06 de agosto de 2016, João Pessoa/PB.

CASTRO, Mauricio Barros. Na roda do Mundo: Mestre João Grande entre a Bahia e Nova York. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. São Paulo: USP, 2007.

DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 51ª ed. São Paulo: Global, 2006.

FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis: Vozes, 1971.

FOLTRAN, P. “Capoeira é pra homem, menino e mulher”: angoleiras entre a colonialidade e a descolonização. São Paulo, 2017, Sankofa, 10(19), 83-106.

______. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: 2012.

GUERREIRO, Goli. Terceira diáspora: culturas negras no mundo atlântico. Salvador: Ed. Corrupio, 2010.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, Representações da UNESCO no Brasil, 2003.

MACHADO, Sara Abreu da Mata. Baobá na encruzilhada: ancestralidade, Capoeira Angola e permacultura. Tese de Doutorado defendida no programa de Doutorado Multidisciplinar e Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento da UFBA/Faced. Salvador: UFBA, 2016.

MAGALHÃES FILHO, Paulo Andrade. Jogo de discursos: a disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola. Salvador: EDFUBA, 2012.

MOREIRA, Nubia Regina. O feminismo negro brasileiro: um estudo do movimento de mulheres negras no Rio de Janeiro e São Paulo. Campinas: [s.n.], 2007.

OLIVEIRA, Josivaldo Pires de; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. Salvador: EDFBA, 2009.

PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 7 ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e terra, 2017.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola: ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Editora Itapoan, 1968.

REIS, Leticia Vidor de Sousa. O mundo de pernas para o ar: capoeira no Brasil. São Paulo: Publisher Brasil, 1997.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Série Feminismos plurais. Belo Horizonte: Letramento/Justificando, 2017.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. 2ª ed. São Paulo: Expressão popular/ Fundação Perseu Abramo, 2015.

SANSONE, Livio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Tradução de Vera Ribeiro. Salvador: EDUFBA/Pallas, 2007.

SCALDAFERRI, S.B.D. Nas vortá que o mundo deu, nas vortá que o mundo dá. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação/UFBA, 2009.

SCHAWARCZ, Lilian Mortiz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil- 1870- 1930. São Paulo: Companhia das letras, 1993. 12ª reimpressão, 2014.

SCHWARCZ, Lilia. Nem preto, nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. 1ª ed. São Paulo: Claro enigma, 2012.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SOMERLATE BARBOSA, Maria José. Capoeira: a gramática do corpo e a dança das palavras. Luso-Brazilian Review. Volume 42, Number 1, 2005. University of Wisconsin Press. Disponível em http://cppa.com.br/attachments/File/Artigos/18230806.pdf. Acesso em 16 mar. 2016.

VASSALO, Simone Ponde. A capoeira como patrimônio imaterial: novos desafios simbólicos e políticos. 32º Encontro Anual da Anpocs. GT 29: Patrimônios, museus e ciências sociais. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-32-encontro/gt-27/gt29-8/2581-simonevassalo-a-capoeira/file. Acesso em: 21 set. 2015.

ZONZON, Christiane Nicole. Nas rodas de capoeira e da vida: corpo, experiência e tradição. Salvador: EDUFBA, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Gomes Pinheiro, C. M. . (2020). “Mulher na roda não é pra enfeitar”! A ginga feminista e as mudanças na tradição da Capoeira Angola: “Woman at the circle is not for decoration”! The feminist swing and changes in the tradition of Capoeira Angola. Caminhos Da História, 24(1), 82–96. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2597

Edição

Seção

Dossiê