Do sucesso ao esgotamento: a política econômica do governo de Salvador Allende

From success to exhaustion: the economic policy of the government of Salvador Allende

Autores

Palavras-chave:

Chile, Salvador Allende, Socialismo, Economia, Nacionalização

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar ao leitor o processo de transformação econômica iniciado pelo governo de Salvador Allende que tinha o intuito de implementar as bases para a construção de uma sociedade socialista no Chile. O projeto da esquerda chilena, conhecido como a ‘via chilena’ para o Socialismo, consistia em conduzir o país pacificamente ao socialismo através da democracia, do pluralismo e da liberdade, conquistando o poder através da via eleitoral. Ao longo do nosso texto, abordaremos tanto as medidas de expansão do Estado na economia, seja através da nacionalização do cobre, das estatizações dos bancos e das indústrias e da reforma agrária, como também apresentaremos os reflexos negativos das políticas estatistas e de reativação da economia que começaram a ser sentidas ao final do primeiro ano de governo, resultando em inflação, desabastecimento, mercado negro e polarização política cada vez maior entre os defensores do governo e os setores da direita chilena. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Lara Pereira de Araujo, Universidade de São Paulo

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica - Departamento de História - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / Universidade de São Paulo – USP. E-mail: paulo.fernando.araujo@usp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1204-169X.

Referências

AGGIO, Alberto. Democracia e Socialismo – A experiência chilena. São Paulo: Editora Unesp, 1993.

ALTAMIRANO, Carlos. Dialética de uma derrota. Chile 1970-1973. São Paulo: Brasiliense, 1979.

ANGELL, Alan. Chile, 1958 - c. 1990. In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: A América Latina após 1930: México, América Central, Caribe e Repúblicas Andinas. São Paulo: Edusp, 2015.

BITAR, Sergio. Transição, Socialismo e Democracia. Chile com Allende. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

BORGES, Elisa de Campos. !Con la UP ahora somos Gobierno! A experiência dos Cordones Industriales no Chile de Allende. Tese de doutorado – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011.

CURY, Marcia Carolina Oliveira. O Protagonismo Popular: Experiências de Classe e Movimentos Sociais na construção do socialismo chileno. Tese de doutoramento. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UNICAMP, 2013.

GARCÉS, Joan. Allende e as armas da política. São Paulo: Editorial Scritta, 1993.

MARTNER, Gonzalo. El pensamiento económico del Gobierno de Allende. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1971.

MELLER, Patricio. Un siglo de economia política chilena (1890 – 1990). Santiago de Chile: Andrés Bello, 2002.

MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. Fórmula para o caos. A derrubada de Salvador Allende 1970-1973. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

SUTULOV, Alexander. El cobre chileno. Santiago de Chile: Corporación del cobre, 1975.

VALENZUELA, Arturo. El quiebre de la democracia en Chile. Santiago de Chile: FLACSO, 1978.

WINN, Peter. A Revolução Chilena. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

Downloads

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Lara Pereira de Araujo, P. F. . (2020). Do sucesso ao esgotamento: a política econômica do governo de Salvador Allende : From success to exhaustion: the economic policy of the government of Salvador Allende. Caminhos Da História, 23(2), 117–137. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2492

Edição

Seção

Artigos Livres