O “mal de Alzheimer nacional”: algumas reflexões sobre os usos políticos do passado e o ensino de história

The “national Alzheimer's disease”: some reflections on the political uses of the past and the teaching of history

Autores

Palavras-chave:

Memória, Temas sensíveis, Temporalidades, Ensino de História, Ética

Resumo

O objetivo é trazer à lume algumas reflexões sobre as relações entre presente e passado, memória e história, pensando os caminhos da prática historiográfica e o ensino de história frente aos recorrentes usos políticos do passado e aos ataques e demandas negacionistas na contemporaneidade brasileira. Contrapondo as múltiplas violências visíveis e in(visíveis) na sociedade, destacamos a força da literatura e a dimensão ética, sensível, política e estética da historiografia e do ensino de história como possibilidades de constituição de um repertório mais humano e ético numa cultura marcada por tradições autoritárias e pela violência, negação e apagamento dos rastros dessa mesma violência.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Silva Vieira, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais (INHCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG)/Universidade Federal de Catalão (UFCAT) em transição. E-mail: veravieira@ufg.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1368-7855.

Radamés Vieira Nunes, Universidade Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Unidade Acadêmica Especial de História e Ciências Sociais (INHCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG)/Universidade Federal de Catalão (UFCAT) em transição. E-mail: radamesnunes@ufg.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3628-1866.

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Publicado

2020-05-18

Como Citar

Silva Vieira, V. L. ., & Vieira Nunes, R. . . (2020). O “mal de Alzheimer nacional”: algumas reflexões sobre os usos políticos do passado e o ensino de história: The “national Alzheimer’s disease”: some reflections on the political uses of the past and the teaching of history. Caminhos Da História, 23(2), 29–48. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2487

Edição

Seção

Dossiê