A dimensão espaço-temporal em Fernand Braudel: uma leitura da representação do tempo histórico braudeliano e seus aportes teóricos

The space-time dimension in Fernand Braudel: a reading of the representation of Braudelian historical time and its theoretical contributions

Autores

Palavras-chave:

Braudel, Longa Duração, Lévi-Strauss, Tempo Histórico, Filosofias da História

Resumo

Este artigo investiga a representação do tempo histórico – a longa duração -  do historiador francês Fernand Braudel a partir da comparação com a os estudos da antropologia estruturalista de Lévi-Strauss. Para isso, em um primeiro momento, iremos apontar as diferenças e semelhanças entre o pensamento de Braudel que parte da temporalidade longa como estrutura da sociedade, que é subsidiada pelas curtas e médias durações e a “intemporalidade” contida no pensamento estruturalista e Lévi-Strauss, que tende homogeneizar o tempo. Com isso, encontrar no tempo longo braudeliano à aplicabilidade na vida material das sociedades, como o cotidiano das pessoas, do capitalismo, cidades, economia, etc. Em um segundo momento, iremos apontar que mesmo essa concretude do pensamento temporal de Braudel em relação a Lévi-Strauss, será possível encontrar elementos de apontam para uma determinada corpo de axiomas e leis, ao propor o tempo longo como causa temporal que determina as outras temporalidades, através de elementos epistemológicos que remetem a um a priorismo, universalidade, imobilidade, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum-UFSC), Grupo de Estudos entre o Feminino e o Masculino na Longa Duração (GEFEM-UFSC) e Bolsista CAPES. E-mail: rodoxbastos@gmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5167-0843.

Referências

BRAUDEL, Fernand. A Longa Duração. In: Escritos sobre a História. São Paulo: Perspectiva, 1978.

_______. Civilização Material, Economia e Capitalismo. 3 vols. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

_______. História e Ciências Sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1982.

_______. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época de Filipe II. 2 vols. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: Ensaio de Teioria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

DOSSE, François. A História em Migalhas: dos Annales à Nova História. Campinas: Unicamp, 2003.

GARDINER, Patrick. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

HARTOG, François. O Olhar distanciado: Lévi-Strauss e a História. Revista Topoi. n. 12, v. 7. Rio de Janeiro, UFRJ, 2006, p. 9-24.

_______. Regimes de Historicidade. Presentismo e Experiências do Tempo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.

LÉVI-STRAUSS, Claude. História e Etnologia. In: Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosas & Naify, 2008.

_______. História e etnologia. In: Antropologia estrutural. Trad. Chaim Katz e Eginardo Pires. 6.ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003.

_______. Antropologia estrutural, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

POBLET, Maria Del Mar. A Dimensão Espaço-Temporal em Fernand Braudel: Aportes Teóricos para a Geografia. Belo Horizonte, UFMG, 2001.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales: A Inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

_______. História da História (1950/60) História e Estruturalismo: Braudel versus Lévi-Strauss. História e Historiografia. n.1, Rio de Janeiro, UniRio, p. 8-18.

_______. História, entre a Filosofia e a Ciência. Belo Horizonte: Autentica, 2006.

_______. História e Teoria: Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

_______. Nouvelle Histoire e tempo histórico: a contribuição de Febvre, Bloch e Braudel. São Paulo: Ática, 1994.

RODRIGUES, José Estrada. Lévi-Strauss, Braudel e o tempo dos historiadores. Revista Brasileira de História. n. 57, v.29São Paulo, 2009, p. 165-186.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Santos Melo Bastos, R. A. . (2020). A dimensão espaço-temporal em Fernand Braudel: uma leitura da representação do tempo histórico braudeliano e seus aportes teóricos: The space-time dimension in Fernand Braudel: a reading of the representation of Braudelian historical time and its theoretical contributions. Caminhos Da História, 23(1), 115–130. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2067

Edição

Seção

Artigos Livres