Os conflitos entre a lei igualitária de herança e as normas costumeiras em Guarapiranga (MG) – 1715 a 1820

Conflicts between the egalitarian inheritance law and customary norms in Guarapiranga (MG) - 1715 to 1820

Autores

Palavras-chave:

Herança, Sucessão, Normas costumeiras, Ascensão social, Preservação do patrimônio

Resumo

O presente trabalho tem como intuito analisar as diferentes estratégias e métodos empregados pelas famílias de elite na região de Guarapiranga para manterem e perpetuarem seus bens materiais e imateriais. Por intermédio de inventários post-mortem, processos matrimoniais, cartas patentes do Arquivo Histórico Ultramarino e documentos do Arquivo da Torre do Tombo, a pesquisa se ateve a analisar uma família em específico que residiu na região, os Pinto Alves, no período entre 1715 a 1820, a fim de examinar os mecanismos de ascensão e preservação das posses ao longo de gerações. Para tanto, observamos as leis igualitárias de herança e sucessão definidas tanto para Portugal quanto para o Brasil e as leis costumeiras empregadas pelos indivíduos e suas famílias para que os bens, principalmente posses de terras, não fossem dissipados ao longo das gerações pela divisão do espólio. Práticas como “vendas fantásticas”, venda de meação e de posses a um único herdeiro foram alguns dos métodos utilizados para burlar as leis portuguesas que impuseram a igualdade do patrimônio entre os herdeiros.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina Alves, Colégio Aplicação João XXIII

Doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Substituta de História no Colégio Aplicação João XXIII. E-mail: dediliber@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1949-0428.

Referências

ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de. Ricos e Pobres em Minas Gerais: produção e hierarquização social no mundo colonial, 1750-1822. Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2010.

ALMEIDA, Carla M.C. As vendas fantásticas dos homens ricos das Minas: estratégias de preservação do patrimônio familiar no século XVIII. In: LIBBY, Douglas Cole; MENESES, José Newton Coelho; FURTADO, Júnia Ferreira; FRANK, Zephyr, L.. (Org.). História da família no Brasil (séculos XVIII, XIX e XX): novas análises e perspectivas. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.

AMORIM, Maria Norberta; DURÃES, Margarida & FERREIRA, Antero. Bases de dados genealógicas e história da família em Portugal: análises comparativas (do antigo regime à contemporaneidade). In: La historia de la família en la Península Ibérica. Balance y perspectivas. Homenaje a Peter Laslett. Albacete: UCLM, 2003.

ANDRADE, Mateus Rezende de. Compadrio e Família em zona de fronteira agrícola: as redes sociais da elite escravista, freguesia de Guarapiranga (1760 – 1850). Dissertação apresentada ao programa de Pós- Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Belo Horizonte, 2014.

BRETTELL, Caroline. Homens que partem, mulheres que esperam: consequências da emigração numa freguesia minhota. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

CALDEIRA, João Luís Picão. O Morgadio e a Expansão no Brasil. Lisboa: Ver Curiosidade, 2007.

CARRARA, Ângelo Alves. Minas e Currais: produção rural e mercado interno em Minas Gerais 1674-1807. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2007.

CHAMON, Carla Simone. O Bem da Alma: a terça e a tercinha do defunto nos inventários do século XVIII da Comarca do Rio das Velhas. Varia História, Belo Horizonte, nº12, dezembro de 1993.

CHAVES, Cláudia Maria das Graças; PIRES, Maria do Carmo; MAGALHÃES, Sônia Maria (orgs.). Casa de Vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal. Ouro Preto: Editora UFOP, 2008.

DURÃES, Margarida. Filhos e Enteados: práticas sucessórias e hereditárias no mundo rural (Braga, séculos XVIII – XIX). Cadernos do Nordeste, 15 (1-2), 2001.

FARIA, Sheila de Castro. A Colônia em Movimento: Fortuna e Família no Cotidiano Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida; CAMPOS, Maria Verônica (coord.). Códice Costa Matoso. Coleção das notícias dos primeiros descobrimentos das minas na América que fez o doutor Caetano da Costa Matoso sendo ouvidor–geral das do Ouro Preto, de que tomo posse em fevereiro de 1749 & vários papéis. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1999.

FRAGOSO, João. A formação da economia colonial no Rio de Janeiro e de sua primeira elite senhorial (séculos XVI e XVII). In: FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda e GÔUVEA, Maria de Fátima (orgs). O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI – XVIII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LEVI, Giovanni. Reflexões sobre família e parentela. In: VENDRAME, Maíra Ines; KARSBURG, Beatriz Weber e FARINATTI, Luis Augusto (orgs). Micro-história, trajetórias e imigração. São Leopoldo: Oikos, 2015.

LOPES, Luiz Fernando Rodrigues. Vigilância, Distinção e Honra: os familiares do Santo Ofício na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, Minas Gerais, 1753 – 1801. 2012. Dissertação (Mestrado em História) – Pós- Graduação em História, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

MAGALHÃES, Joaquim Romero. O Algarve Econômico: 1600 – 1773. Lisboa: Estampa, 1988.

MONTEIRO, Nuno Gonçalo. Casa e linhagem: o vocabulário aristocrático em Portugal nos séculos XVII e XVIII. Penélope. Fazer e desfazer a História, nº 12, 1993.

MOURA, Margarida. Os herdeiros da terra: parentesco e herança numa área rural. São Paulo: Hucitec, 1978.

PEDROZA, Manoela. Estratégias de reprodução social de famílias senhoriais cariocas e minhotas. Análise Social, vol. XLV (194), 2010

ROWLAND, Robert. População, família, sociedade: Portugal, séculos XIX-XX. Oeiras: Celta, 1997.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Alves, D. C. (2020). Os conflitos entre a lei igualitária de herança e as normas costumeiras em Guarapiranga (MG) – 1715 a 1820 : Conflicts between the egalitarian inheritance law and customary norms in Guarapiranga (MG) - 1715 to 1820. Caminhos Da História, 23(1), 3–24. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/caminhosdahistoria/article/view/2058

Edição

Seção

Artigos Livres