Entre pix, balas e fraldas
rua, infância e viração cotidiana na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v22n1p.114-137Palavras-chave:
Crianças, Cidade, Trabalho Infantil, Infância em situação de rua, PandemiaResumo
Este artigo apresenta parte das discussões levantadas na tese de doutorado Ser criança nas ruas da cidade: espaço urbano e situação de rua em São Paulo (Neiman, 2025), que busca pensar as práticas espaciais de crianças em situação de rua. Traz em seu conteúdo descrições de situações vividas a partir do encontro com crianças em situação de rua na cidade de São Paulo, com destaque para a região da avenida Paulista, durante a pesquisa de campo realizada entre os anos de 2020 e 2022. Tais observações são conjugadas com notícias de jornal para fomentar a análise do contexto de vida dessas crianças e suas famílias neste período correspondente aos anos agudos da pandemia de Covid-19. Discute-se no artigo o envolvimento das crianças em atividades de garantia de subsistência nas ruas e a relação inter-idades observada entre elas, com o objetivo de contribuir para o campo dos estudos sociais da infância e os debates sobre a participação das crianças nas atividades geradoras de renda, de modo a evitar, por um lado, a negligência frente a realidades brutais, e por outro a perpetuação de estereótipos sobre outros modos de produção da vida social.
Downloads
Referências
AGIER, Michel. O Acampamento. In: CORDEIRO, Graça Índias; VIDAL Frédéric Vidal. A Rua. Lisboa: Etnográfica Press, 2008.
AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
BUSS-SIMÃO, Márcia; LESSA, Juliana Schumacker. Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia. Dossiê Especial: As crianças e suas infâncias em tempos de Pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p.1420-1445, dez./dez., 2020.
COLONNA, Elena. “Eu é que fico com a minha irmã”: Vida quotidiana das crianças na periferia de Maputo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga-Portugal. 2012.
CORSARO, William. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DA REDAÇÃO, Casal com bebê de 4 meses aguarda vaga em abrigo para sair das ruas. Brasil Urgente, 03 de junho de 2021. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/noticias/brasil-urgente/ultimas/casal-com-bebe-de-4-meses-aguarda-vaga-em-abrigo-para-sair-das-ruas-16357711. Acessado em: 18 de julho de 2024.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019
FONSECA, Claudia. Mãe é Uma Só?: Reflexões em Torno de Alguns Casos Brasileiros. Psicol. USP, v.13, n.2, p. 49-68, 2002
GOBBI, Marcia. Ocupações e infância: crianças, luta por moradia e culturas infantis na cidade de São Paulo. Crítica Educativa, v. 2, n. 2, p. 9–24, 2017.
GOBBI, Marcia. Infâncias removíveis, crianças descartáveis: ensaio sobre uma remoção de casas e vidas na cidade de São Paulo. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 23, n. 2, p. 466-486, 2021.
GREGORI, Maria Filomena. Viração: experiências de meninos nas ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HERNÁNDEZ, María Celeste. Experiencias de niñez en la pobreza. Una cartografía de cuidados. RUNA, archivo para las ciencias del hombre, v. 40, n. 2, 5 dic. 2019.
IACONELLI, Vera. Manifesto antimaternalista: Psicanálise e políticas da reprodução. Editora Zahar, 2023.
LARA, Juliana Siqueira. Crianças que cuidam: infância e cuidado no encontro com o outro. 2022. Tese em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.
LARA, Juliana Siqueira; LEAVY, Pia. Infâncias cuidadoras: reflexões e desafios sobre o cuidado praticado por crianças. Desidades, ano 11, n. 35, p. 10-24, 2023.
LARA, Juliana Siqueira; RABELLO DE CASTRO, Lucia. Infância, cuidado e emoções desde o Sul Global. Civitas: Revista de Ciências Sociais, v. 24, n. 1, p. 1-13, 2024.
LIEBEL, Manfred. Infancias dignas, o cómo descolonizarse. Peru: Ifejant, 2019.
MARCHI, Rita de Cássia; Trabalho infantil: representações sociais de sua instituição em Blumenau/SC. Educ. Rev., Curitiba , n. 47, p. 249-265, abr. 2013.
PITO, Juliana Diamente. Bebês “ocupantes” de pesquisas e cidades: reflexões sobre o direito à moradia e cuidado na cidade de São Paulo. DESidades, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 33, p. 119-134, maio/ago. 2023.
PRADO, Renata Lopes Costa. Trabalho infanto-juvenil em artigos acadêmicos de psicólogos: uma interpretação ideológica. Estudos de Psicologia, v. 30, n. 1, 2013.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Pro-Posições, v. 22, n. 1, 2011.
QVORTRUP, Jens. A dialética entre proteção e participação. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 11-30, jan./abr, 2015.
RIZEK, CIBELE. Viração e trabalho: algumas reflexões sobre dados de pesquisa. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.11, n. 21, p. 49-58, 2006.
ROLNIK, Raquel. Custo da moradia aumenta em plena segunda onda de Covid-19 no Brasil. LABCIDADE, 14 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.labcidade.fau.usp.br/custo-da-moradia-aumenta-em-plena-segunda-onda-de-covid-19-no-brasil. Acesso em: 18 de jan. de 25.
ROSEMBERG, Fúlvia. O discurso sobre criança de rua na década de 80. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.87, 1993.
SANTOS, André Augusto de Oliveira; DE MORAES, José Geraldo Vinci. O cotidiano lúdico dos engraxates paulistanos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 114-133, 2020.
SANTOS, Solange Estanislau dos; SARAIVA, Maria Rebeca. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Dossiê Especial: As crianças e suas infâncias em tempos de Pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A Infância e o trabalho: a (re)construção social dos “ofícios da criança”. Fórum Sociológico, n.3-4 (2ª série), p. 33-47, 2000.
SASSEN, Saskia. Não é imigração, é expulsão. Ponto e Vírgula, PUC-SP, n. 18, p. 171-179, 2015
SASSEN, Saskia. Expulsões: Brutalidade e complexidade na economia global. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
SERRÃO, Celia; BARROS, Joana. Luta por direitos: O necessário enfrentamento à Invisibilidade política. In: O Direito Das Crianças A Cidade: Perspectivas Desde O Brasil E Portugal. p. 234, 2022
TELLES, Vera da Silva. Mutações do trabalho e experiência urbana. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 18, n. 1, p. 173-195, 2006.
UGLIONE, Paula. Infância (d)e rua ser criança em lugares-outros. 2020. Tese em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020.


.png)










.png)



