Ensaio Fotográfico Arte indígena Xakriabá: entre-onças, peixes, joãos-de barro e outros-que-humanos

Autores

  • Vanginei Leite da Silva Escola Estadual Indígena  Xukurank

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v21n1p.301-323

Palavras-chave:

Arte Indígena. Xakriabá. Relações multiespécies.

Resumo

O povo Xakriabá vive no município de São João das Missões, norte do estado de Minas Gerais, tendo uma população de aproximadamente 14 mil pessoas, distribuídas por 40 aldeias. Os principais desafios enfrentados pelo povo são a falta de água, as retomadas de práticas ancestrais e territoriais para ter acesso a recursos naturais importantes para a sua subsistência e para, assim como no passado, novamente acessar o rio São Francisco. Atualmente, a arte indígena Xakriabá representa uma ferramenta de luta e tem contribuído para denunciar as violências seculares sofridas por todo o povo. Os artistas Xakriabá se inspiram nas relações multiespécies do seu povo e no bioma do cerrado do norte de Minas Gerais, para expressar a experiência com a terra, a água, os animais, as árvores e seus encantados. O presente ensaio fotográfico apresenta imagens de utensílios feitos de madeiras e argilas, como as moringas com tampas de distintos animais, bem como de tampas com seres encantados, como a moringa onça cabocla e a moringa bicho-homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanginei Leite da Silva, Escola Estadual Indígena  Xukurank

Professor da Escola Estadual Indígena  Xukurank  e  mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. 

Referências

HELMREICH, Stefan & KIRKSEY, S. Eben. A emergência da etnografia multiespécies. R@u. N. 12 (2), jul./dez. 2020: 273-307.

MARCATO, Sonia de Almeida. Remanescentes Xakriabá em Minas Gerais. Arquivos do Museu de História Natural. Volume III / UFMG, Belo Horizonte/ 1978.

SANTOS, Rodrigo Martins dos. O gê dos gerais: elementos de cartografia para a etno-história e etnolinguística do planalto central: contribuição à antropogeografia do cerrado. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, 2013.

XAKRIABÁ, Nei Leite. Arte indígena xakriabá: com um pé na aldeia e outro pé no mundo. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2022.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

da Silva, V. L. (2024). Ensaio Fotográfico Arte indígena Xakriabá: entre-onças, peixes, joãos-de barro e outros-que-humanos. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 21(1), 301–323. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v21n1p.301-323

Edição

Seção

Dossiê