O turismo como instrumento de lazer e transformação

Autores

  • Lucília Alvim Côrtes Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v20n1p.82-106

Palavras-chave:

Competência intercultural; Comunicação intercultural; Educação; Lazer; Turismo.

Resumo

O presente estudo observa a relevância dos processos interculturais presentes na atividade turística e o papel multidisciplinar do turismo como fonte de lazer, cultura e qualidade de vida. Demonstrar o papel educacional do turismo e a relevância da atividade turística como ferramenta de lazer, transformadora e capaz de contribuir para o desenvolvimento de competências interculturais, é o objetivo do trabalho, que observa não apenas o desenvolvimento de competências em grupos específicos de turistas, mas os impactos positivos e negativos nas populações envolvidas na atividade turística. A partir de indicadores aplicados à educação para o turismo, onde foram analisados os impactos das atividades turísticas de cunho educacional no desenvolvimento de competências naqueles que participam direta ou indiretamente dessas atividades, o presente estudo ilumina, nas atividades de lazer em geral, um potencial formador e mobilizador. Trata-se de uma pesquisa fundamental qualitativa intensiva, com complementação de dados quantitativos e técnicas mistas de recolha de dados, dada a diversidade etária e sociodemográfica do público-alvo. Os resultados do estudo corroboram a relevância dos impactos das atividades turísticas nos mais diversos setores da sociedade e em escala global.

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Biografia do Autor

Lucília Alvim Côrtes, Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Mestre em Turismo e Comunicação pela Universidade de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal.

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Alvim Côrtes, L. (2023). O turismo como instrumento de lazer e transformação. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 20(1), 82–106. https://doi.org/10.46551/issn.2527-2551v20n1p.82-106

Edição

Seção

Dossiê