O processo de modernização do futebol na América Latina: uma mirada em muitas perspectivas

Autores

  • Georgino Jorge de Souza Neto Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Futebol, Torcer, Modernização

Resumo

Este artigo tenciona elaborar uma breve análise sobre o impacto das intervenções modernas no espetáculo futebolístico, notadamente o fator mercantil como determinante neste processo. Além disto, apresenta também a estrutura geral do Dossiê “Soy loco por ti, futebol”, que traz diversos olhares sobre o movimento de modernização do futebol na América Latina, assim como evidencia também seus artigos, autores e seções. Para tanto, num primeiro momento, aborda-se as reflexões sobre as mudanças provocadas neste novo cenário a partir do torcer e dos estádios, no caso brasileiro. Este debate é estabelecido sob a ótica de duas experiências específicas: o fantasy game chamado Cartola F.C.; e a padronização estética dos novos estádios de futebol, pensados espacial e identitariamente como “arenas”. Por fim, os artigos integrantes deste Dossiê são contextualizados ao leitor, descrevendo-se o escopo central de cada texto, bem como as demais seções que compõem este documento, a saber uma entrevista e uma resenha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgino Jorge de Souza Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Estudos do Lazer. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil.

Referências

COSGROVE, Denis. A geografia está em toda a parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, R.; ROSENDAHL, Z. (Org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998, p. 92-122.

FREITAS, Verlaine. A construção da experiência estética em tempos da globalização da sociedade. Constelaciones: Revista de Teoria Crítica, n. 6, dez. 2014, p. 405-413.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; Gênese Andrade. 4. ed. 7. reimp. São Paulo: EDUSP, 2015c.

GIULIANOTTI, Richard. Fanáticos, seguidores, fãs e flaneurs: uma taxonomia de identidades do torcedor no futebol. In: Recorde: Revista de História do Esporte. Volume 5, número 1, junho de 2012.

MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2014.

______. Cidade mercadoria, cidade-vitrine, cidade turística: a espetacularização do urbano nos megaeventos esportivos. Caderno Virtual de Turismo, v. 14, n. 1, nov. 2014, p. 52-65.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Como Citar

de Souza Neto, G. J. . (2021). O processo de modernização do futebol na América Latina: uma mirada em muitas perspectivas. Revista Argumentos, 18(2), 5–16. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/4472

Edição

Seção

Dossiê