Entrevista com Luis Henrique Rolim

Interviewing Luis Henrique Rolim

Autores

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos, Olimpismo, Prática Esportiva

Resumo

A entrevista de Raquel Valente de Oliveira e Tuany Defaveri Begossi com Luis Henrique Rolim aborda o percurso e a formação deste pesquisador no campo dos Estudos Olímpicos no Brasil, explorando pontos acerca de seu envolvimento com os Jogos Olímpicos, durante os quais atuou em distintas conjunturas e posições. A filosofia e os valores do Olimpismo consistem em linhas norteadoras da narrativa do entrevistado, que explora a ação da história e da cultura na constituição de narrativas esportivas no domínio Olímpico. Seu relato anuncia os significados e os sentidos do Movimento Olímpico para a conquista do direito das pessoas à prática esportiva. No viés de políticas públicas e de investimento financeiro ao esporte, Luis Henrique Rolim aborda as interconexões: esporte de alto rendimento ou esporte para todos(as)? As narrativas do entrevistado corroboram aspectos históricos e socioculturais do esporte Olímpico nos panoramas nacional e internacional, despontando representações arquitetadas ao longo de trajetória pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. E-mail: raquelvvallente@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1687-6456.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. E-mail: tuany_begossi@hotmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2596-5963.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Valente de Oliveira, R., & Defaveri Begossi, T. (2020). Entrevista com Luis Henrique Rolim: Interviewing Luis Henrique Rolim. Revista Argumentos, 17(2). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3052

Edição

Seção

Dossiê