Apanhadores de flores, a vida entremeio serras, campos e sempre vivas

Flower pickers, life between hills, fields and sempre vivas

Autores

  • Elisa Cotta de Araújo Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

apanhadores, entremeio serras, campos

Resumo

As imagens reunidas neste ensaio fotográfico foram produzidas quando da minha inserção no projeto “Imagens Humanas”, que na oportunidade se dedicava ao registro do cotidiano e das iniciativas de comunidades tradicionais que se mobilizam em rede no norte de Minas Gerais, tendo em vista a composição de um banco de imagens voltadas para apoio às suas lutas por reconhecimento social e acesso a direitos constitucionais. Através deste projeto buscamos desenvolver uma fotografia de qualidade, mas também uma fotografia engajada, pois comprometida com as comunidades envolvidas. O projeto apoiou a realização de oficinas, a exposição de fotografias produzidas e a sua veiculação das imagens em papel fotográfico junto aos grupos sociais. Em campo, buscamos registrar os sujeitos em seu contexto social e em seus lugares de vida e produzir fotos que pudessem ser utilizadas pelas entidades de apoio e pelas próprias pessoas e comunidades como forma de ampliar suas habilidades discursivas e suas estratégias de comunicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Cotta de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros

Antropóloga, fotógrafa, com formação em agronomia, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental da Universidade Estadual de Montes Claros (NIISA), através do qual desenvolve pesquisa etnográfica na abordagem de temas como identidade, etnicidade, organização social, práticas culturais, processos de territorialização, conflitos ambientais, com experiência na elaboração de estudos antropológicos sobre populações tradicionais.

Referências

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Editora UNESP, 1998.

MONTEIRO, Fernanda Testa. Os(As) Apanhadores(as) de Flores e o Parque Nacional as Sempre-Vivas (MG): travessias e contradições ambientais. Belo horizonte: UFMG, dissertação mestrado em Geografia, 2011.

RIPPER, João Roberto. (Org.) GASTALDONI, Dante e MARINHO Mariana. Imagens humanas. Rio de Janeiro: Dona Rosa Produções Artísticas, 2009.

Downloads

Publicado

2018-11-23

Como Citar

Cotta de Araújo, E. (2018). Apanhadores de flores, a vida entremeio serras, campos e sempre vivas : Flower pickers, life between hills, fields and sempre vivas. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 15(2), 116–139. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/264

Edição

Seção

Dossiê