O território do fandango caiçara: lugares de vida

The territory of caiçara fandango: places of life

Autores

  • Gabriel Bertolo Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

fandango caiçara, território, atmosfera, estética-política, expressão cultural

Resumo

A partir de exemplos etnográficos retirados de minha pesquisa de campo, realizada entre fandangueiros de Cananéia-SP, na entrada do complexo estuarino Lagamar, no extremo sul do litoral paulista, pretendo demonstrar como o fandango caiçara é ele mesmo criador de determinados territórios, seguindo uma mesma lógica territorial caiçara. Neste trabalho, o foco recairá sobre como o fandango caiçara, “manifestação” cultural tida como um dos principais marcadores identitários diacríticos caiçaras do Vale do Ribeira é, mais do que um “produto” das relações sociais, culturais e territoriais caiçaras, um produtor dessas mesmas relações. Tal afirmação, embora não seja exatamente uma novidade em termos antropológicos, não encontra respaldo no corpo de estudos relativos tanto às territorialidades caiçaras, bem como no que diz respeito aos estudos sobre o próprio fandango. No mais das vezes, o fandango – como pode ser visto nas definições e explicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que declarou o fandango como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em 2012 – é tido como “expressão”, “manifestação” de uma Cultura mais abrangente, que por sua vez englobaria estas ditas relações sociais, culturais e territoriais. A intenção, aqui, é avançar com os prolegômenos de uma teoria caiçara que reflita este princípio antropotécnico, o da Cultura como uma Forma de Vida, recusando assim o fluxo de causalidades com o qual o fandango geralmente é compreendido como fenômeno estético-político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Bertolo, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (PPGAS/UFSCAR). Bolsista CAPES/CNPQ. E-mail: gabrielbertolo38@gmail.com

Referências

ALMEIDA, M. W. B; CASTRO, R. R.; REZENDE, R. S. Caminhos Fechados: Coerção aos Meios de Vida como Forma de Expulsão dos Caiçaras da Juréia. Publicado em <https://ajjureia.files.wordpress.com/2015/08/caminhos-fechados_-coercao-aos-meios-de-vida-como-forma-de-expulsao-dos-caicaras-da-jureia_versc3a3o_final.pdf>. 2014. p. 26

BERTOLO, G. Narrativas do Espólio: Uma Etnografia do Fandango Caiçara e da “Perda” Cultural Caiçara, Cananéia-SP. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. 2015, p. 165.

BAZZO, J. Mato que vira mar, mar que vira mato: o território em movimento na vila de pescadores da Barra de Ararapira (Ilha do Superagui, Guaraqueçaba, Paraná). Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná, Paraná. 2010, p. 291.

_____. The weave of kinship and the ever-mobile fishing village of Barra de Ararapira. In Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, vol 8, n.2. ABA, Brasília, Julho a Dezembro de 2011, p.163 - 196. Disponível em: < http://www.vibrant.org.br/issues/v8n2/juliane-bazzo-the-weave-of-kinship-and-the-ever-mobile-fishing-village-of-barra-de-ararapira/>

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: ______. Cultura com aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 390.

COCCIA, E. A Vida das Plantas. Editora Cultura e Barbárie. Florianópolis, SC. 2018. p. 160.

COELHO, D. M. e DIEGUES, A. C. Reflexões Sobre a Eficácia do Registro do Fandango Caiçara como Forma de Expressão do Patrimônio Cultural do Brasil. Revista Vivências, n.44, 2014. p. 53-66.

COSTA, B. E. B. O Fandangueiro Narrador. Cultura Popular, Território e as Contradições do Brasil Moderno nas Modas de Viola Caiçara. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2015, p. 186.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1997. v. 4. p. 122.

DIEGUES, A.C. O Mito da Natureza Intocada. Editora HUCITEC, São Paulo. 1998, p. 169.

DIEGUES, A. C. (ed.) Enciclopédia Caiçara vol. 1: o olhar do pesquisador. Editora HUCITEC-NUPAUB-CEC/USP, São Paulo. 2004, p. 382.

_____. (ed.) Enciclopédia Caiçara vol. 5. Editora HUCITEC-NUPAUB-CEC/USP, São Paulo. 2006, p. 414.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Fandango Caiçara. 2011. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.doid=17994&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional> acessado em 20 de julho de 2014.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Dossiê de Registro do Fandango Caiçara. Atividade da Contratação para a Execução de Trabalho Técnico de Instrução para o Registro do Fandango Caiçara (Contrato 01/2011). IPHAN, Brasília. Dezembro de 2011, p.98.

GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Ed. 34, 1992. p.274.

LUDUEÑA ROMANDINI, F. La Comunidad de los Espectros I. Antropotecnia. Mino y Dávila, Buenos Aires, Argentina. 2010. p. 257.

_____. Más Allá del Princípio Antrópico: Hacia una Filosofia del Outside. Prometeo Libros, Buenos Aires, Argentina. 2012. p. 80.

MALABOU, C. La Platicidad em Espera. Editorial Palinodia. Santiago, Chile. 2010. p. 107.

MARTINS, P. Um Divertimento Trabalhado: Prestígios e Rivalidades no Fazer Fandango da Ilha dos Valadares. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Paraná (UFPR). 2006, p. 123.

PIMENTEL, A; GRAMANI, D., CORRÊA, J. (orgs.) Museu Vivo do Fandango. Associação Cultural do Caburé. Rio de Janeiro. 2006, p. 200.

RANCIÈRE, J. J. La Partage du Sensible. Esthétique et Politique. Le Fabrique Éditions, Paris, 2000, p. 77.

RODRIGUES, C. L. Limites do consenso: territórios polissêmicos na Mata Atlântica e gestão ambiental participativa. Tese de Doutorado, Departamento de Geografia, FFLCH/USP, São Paulo. 2001, p. 278.

_____. O Lugar do Fandango Caiçara: Natureza e Cultura de “Povos Tradicionais”, Direitos Comunais e Travessia Ritual no Vale do Ribeira (SP). Tese apresentada ao Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, Campinas. 2013, p. 277.

Downloads

Publicado

2018-11-23

Como Citar

Bertolo, G. . (2018). O território do fandango caiçara: lugares de vida: The territory of caiçara fandango: places of life. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 15(2), 12–32. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/244

Edição

Seção

Dossiê