Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo

The challenges for the solidarity economy in a consumer society

Autores

Palavras-chave:

Economia Solidária, Sociedade do Consumo, Consumo Consciente e Solidário

Resumo

A constituição da sociedade do consumo foi um fenômeno fomentado pela dinâmica de acumulação do sistema capitalista, fazendo com que a lógica da exploração fosse além da produção de mercadorias e atingisse, também, a esfera do consumo. Na sociedade atual, o consumo vai além da satisfação de necessidades: ele é um diferenciador entre as pessoas e as classes sociais. O capitalismo se apropria das críticas e alternativas a esta lógica, submetendo-as a sua própria dinâmica e utilizando-as em seu favor, impedindo uma efetiva mudança desta lógica. A proposta de um modelo de consumo consciente e solidário, da Economia Solidária, tem se apresentado como uma alternativa importante, já que ela vai além da mudança de hábitos individuais e pontuais – ela defende uma total mudança de sociedade, em que os valores sejam repensados e reconstruídos, a partir da perspectiva humana e de sustentabilidade, e não da geração de lucro. Assim, o objetivo deste artigo é discutir o papel do consumo para a Economia Solidária, que resulta na proposta do consumo solidário e consciente.

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Biografia do Autor

Ednalva Felix das Neves, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – Campinas, Brasil. Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, Brasil. E-mail: ednalvafelix@gmail.com.

Gabriela Mezzacappa, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos – São Carlos, Brasil. Professora das Faculdades Integradas Einstein de Limeira. E-mail: psi.ggm@gmail.com

Valter Palmieri Junior, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – Campinas, Brasil. E-mail: valterpalmierijr@yahoo.com.br.

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

Felix das Neves, E., Mezzacappa, G., & Palmieri Junior, V. . (2019). Os desafios para a economia solidária em uma sociedade do consumo: The challenges for the solidarity economy in a consumer society. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 16(1), 180–206. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/235

Edição

Seção

Artigos