Emergência urbana: criação de espaço público e o nascimento do "parque Minhocão" na cidade de São Paulo

Urban emergency: creation of public space and the birth of the "Minhocão park" in São Paulo city

Autores

Palavras-chave:

espaço urbano, antropologia urbana, arte urbana, Parque Minhocão

Resumo

Neste artigo analisamos a emergência do Parque Minhocão, em São Paulo, a partir das interações e engajamentos que os habitantes da cidade realizam com esse famoso viaduto da capital. Observamos que o espaço não é algo de significado fixo, mas que emerge continuamente e de forma espontânea das ações não planejadas das pessoas que recebem o espaço historicamente constituído e continuam a moldá-lo através das demandas da sociabilidade de suas vidas. Apontamos que no caso do Parque Minhocão a dimensão criativa e lúdica é elemento central para se entender como se dá o processo de democratização de áreas privadas ou restritas da cidade e que são incorporadas pelas pessoas como espaço público, sem necessariamente haver a mediação do Estado. O Minhocão representa no imaginário paulistano um projeto urbanístico de insucesso que degradou a cidade, notamos, porém, que em seu dia a dia as pessoas não olham apenas para as imperfeições desse viaduto, integrando-o às suas vidas e atribuindo-lhe qualidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Pedro Campos, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Direito pela Universidade de São Paulo – São Paulo, Brasil. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: camposjpl@gmail.com.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Tradução de Pier Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.

CAMPOS, João Pedro de Lima. Circuito-circunscrito: apontamos sobre arte de rua e a viração de poetas no Rio de Janeiro. In: Revista PROA de Antropologia e Arte. V.7. Campinas: Unicamp, 2017.

COLE, Ariane Daniela. A cidade em processo. Revista Pós nº 22. São Paulo: USP, 2008.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1999.

GUEDES, Joaquim. Cidade e espaço político. In: Revista Psicologia USP. São Paulo: USP, 2003.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 23 ed. São Paulo: Loyola, 2012.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2017.

MONTE, Marisa. Gentileza. In: Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. Rio de Janeiro: Phonomotor Records/EMI, 2000.

ROCHA, Ana Luísa; ECKERT, Cornélia. Etnografia da duração: antropologia das memórias coletivas em coleções etnográficas. Porto Alegre: Marca Visual, 2013.

VAINER, Carlos … [et. al]. Cidades Rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.

VELOSO, Gil. Um viaduto chamado Minhocão. Mairiporã: Dedo de Prosa, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-24

Como Citar

Pedro Campos, J. . (2019). Emergência urbana: criação de espaço público e o nascimento do "parque Minhocão" na cidade de São Paulo: Urban emergency: creation of public space and the birth of the "Minhocão park" in São Paulo city. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 16(1), 50–73. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/223

Edição

Seção

Dossiê