O liberalismo social de Merquior: um contraste com o Liberismo de F. A. Hayek para o contexto brasileiro

Merquior's Social Liberalism: a contrast with F. A. Hayek's Liberism for the Brazilian context

Autores

Palavras-chave:

J. G. Merquior, Liberalismo Social, F. A. Hayek, Liberismo

Resumo

O presente artigo objetiva discutir alguns aspectos da reflexão e contribuição de Merquior, especialmente, seu liberalismo social, em contraste com o liberismo de F. A. Hayek. A importância desse trabalho se dá em dois sentidos. Em primeiro lugar, o pensamento e obra de Merquior tem singular importância, já que, como um ativista e intelectual político brasileiro, refletiu sobre a tradição, premissas e propostas do liberalismo clássico para o Estado brasileiro, historicamente marcado por um viés patrimonialista e estatizante. Seu cuidado e amplo conhecimento da história nacional o levou do liberismo de Von Mises e Hayek ao liberalismo social. Em segundo lugar, é possível afirmar que, no Brasil, a produção intelectual de Merquior não é tão difundida e estudada nas ciências sociais, possibilitando que esse texto contribua na divulgação do pensamento do sociólogo brasileiro.      Em contraste, porém, estabelecer-se-á uma relação crítica entre o liberalismo social de Merquior com o liberismo de Hayek. À década de 80, o autor brasileiro, assumidamente liberal, criticou vários aspectos do pensamento do economista austríaco, devido a suas considerações sobre as implicações de um liberismo hayekiano ser aplicado no Brasil. Considerar-se-á a importância da ação estatal na promoção de oportunidades para a expansão de uma liberdade efetiva em um país marcado pela desigualdade. O liberalismo social que pressupõe a tradição liberal como uma cosmovisão e que percebe o Estado como promovedor, ao lado do mercado, da liberdade, faz contraste ao liberismo hayekiano que reduz o liberalismo à liberdade econômica. É, assim, que as obras de Merquior e Hayek, suas convergências e divergências, constituem-se como um objeto de estudo singular para o contexto hodierno brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Barbosa Paz, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Bacharel em LEA Negociações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. Bacharelando em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil. E-mail: andersonbarbosapaz@gmail.com.

Referências

CAMPOS, Roberto. Merquior, o Liberista. In.: O liberalismo – antigo e moderno. – 3. ed. – São Paulo: É Realizações, 2014, p. 19-31.

FELIPE, Kaio. A ideia de liberalismo social no pensamento político de José Guilherme Merquior. IX Encontro da ABCP: Pensamento Político Brasileiro, 2014.

______. Merquior, um liberista? Uma comparação entre o pensamento liberal de José Guilherme Merquior e o de Friedrich von Hayek. MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia. Volume III, Número 1 (Edição 5), 2015, p. 215-228.

______. Para além do neoliberalismo e da social-democraica: uma análise do liberalismo social de José Guilherme Merquior. Em Tese: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, v. 15, n. 1 (parte II), 2018, p. 129-151.

GRAY, John N. F. A. Hayek on Liberty and Tradition. Oxford University: The Journal of Libertarian Studies, vol. IV, n° 2, 1980.

HAYEK. F.A. Os fundamentos da liberdade. – São Paulo, Visão, 1983.

______. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. V. I: Normas e Ordem. São Paulo: Visão, 1985.

______. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. V. II: A miragem da justiça social. São Paulo: Visão, 1985.

______. O caminho da servidão. – São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

______. Os erros fatais do socialismo. – 1. ed. – Barueri: Faro Editorial, 2017.

HUERTA DE SOTO, Jesus. A Escola Austríaca: mercado e criatividade empresarial. – São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

JAGUARIBE, Hélio. Merquior e o Liberalismo. In.: O liberalismo – antigo e moderno. – 3. ed. – São Paulo: É Realizações, 2014, p. 331-349.

MERQUIOR, José Guilherme. A natureza do processo. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

______. O Argumento Liberal. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

______. O Brasil no limiar do século 21. Folha se São Paulo. 2001. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1507200107.htm. Acesso em 13 de junho de 2019.

______. O liberalismo – antigo e moderno. – 3. ed. – São Paulo: É Realizações, 2014.

NOGUEIRA, Jorge Henrique de Saules. O Direito como Salvaguarda da Liberdade: elementos da Teoria do Direito de F. A. Hayek. MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia. Volume II, Número 2 (Edição 4), 2014.

PAIM, Antônio. História do liberalismo brasileiro. – 2ª ed. rev. e ampl. – São Paulo: LVM, 2018.

ROCHA, João Cezar de Castro. A visão do mundo de José Guilherme Merquior: esta reedição. In.: O liberalismo – antigo e moderno. – 3. ed. – São Paulo: É Realizações, 2014, p. 311-324.

ROUANET, Sérgio Paulo. Merquior: obra política, filosófica e literária. In.: O liberalismo – antigo e moderno. – 3. ed. – São Paulo: É Realizações, 2014, p. 360-370.

SANTORO, Emilio. Estado de Direito e interpretação: por uma concepção jusrealista e antiformalista do estado de direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2005.

SINGER, André. O enigma Merquior. Folha se São Paulo. 2001. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1507200105.htm. Acesso em 13 de junho de 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Como Citar

Barbosa Paz, A. (2019). O liberalismo social de Merquior: um contraste com o Liberismo de F. A. Hayek para o contexto brasileiro: Merquior’s Social Liberalism: a contrast with F. A. Hayek’s Liberism for the Brazilian context. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 16(2), 90–112. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/211

Edição

Seção

Dossiê