Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.

Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará.

Autores

  • Katury Rayane Rodrigues Ramos Universidade Estadual do Ceará
  • Rosemary de Oliveira Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Irene Alves de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Pesquisa. Pesquisador. Conflito. Violência. Metodologia.

Resumo

O desenvolvimento da uma pesquisa é um desafio constante ao pesquisador, pois o olhar atento aos detalhes do movimento do campo é a grande chave para as descobertas sobre o ato de pesquisar. A curiosidade é o que move todo esse empreendimento. No caso específico desta pesquisa, conflitos e violências no ambiente escolar são recorrentes e que merecem nossa atenção à problemática da construção e reprodução. O contexto da violência na medida em que esta é visualizada como uma das possíveis consequências dos conflitos interpessoais é o foco de análise. A escola Mar é o campo desta pesquisa. Localizada no bairro Mucuripe da cidade de Fortaleza-CE é da rede municipal de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (SME) e do distrito II de educação. A pesquisa é qualitativa e a metodologia é exploratória descritiva.

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Biografia do Autor

Katury Rayane Rodrigues Ramos, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Rosemary de Oliveira Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Mestrado Acadêmico em Sociologia da UECE.

Irene Alves de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2017-05-01

Como Citar

Rodrigues Ramos, K. R. ., de Oliveira Almeida, R. ., & Alves de Paiva, I. . (2017). Caminhos de pesquisa: o percurso teórico-metodológico sobre a mediação de conflitos em escolas públicas do Ceará.: Research paths: the theoretical-methodological course on conflict mediation in public schools in Ceará. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(1), 71–94. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1156

Edição

Seção

Artigos