O Orientalismo, ou a afirmação do Discurso Hegemônico do Ocidente

Orientalism, or the affirmation of the Western Hegemonic Discourse

Autores

  • Ettore Schimid Batalha Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Orientalismo; Discurso; Poder; Hegemonia.

Resumo

O Orientalismo é um dos marcos que definem as obras e pesquisas comumente chamadas de Estudos Pós-Coloniais. O livro de Edward Said demonstra como a construção de um imaginário de um Ocidente dinâmico, universalista e racional necessitou e foi realizado sobre séculos de uma visão do Oriente como uma região geograficamente imaginada, construída a partir de concepções religiosas, morais e econômicas divergentes e imutáveis. O Oriente, no orientalismo, nada mais é que parte integrante da cultura material europeia e de sua civilização.

Ao definir a relação entre o Ocidente e o Oriente como uma relação de poder, de dominação, de graus variáveis de uma hegemonia complexa, Said aponta como base teórica para o debate conceitos como Poder, o Discurso e a Hegemonia. Para analisarmos como esse fundamento é constituído, o presente artigo, a partir de revisão bibliográfica e análise dos conceitos, abordará como a partir de dois grandes pensadores europeus, Antonio Gramsci e Michel Foucault, Said se embasa teoricamente e discorre sobre a dominação que o Ocidente exerce até hoje sobre o Oriente. O artigo também apresenta como uma resposta ao Orientalismo, tomando como exemplo a Revolução Iraniana, demonstra que tais construções teóricas, quando inseridas no contexto político, têm consequências radicalmente diferentes na sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ettore Schimid Batalha, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Bolsista CAPES – ProEx.

Referências

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CHATELET, François; PISIES-KOUCHNER, Evelyne; DUHAMEL, Olivier (Org.). História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1982.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

GRUPPI, Luciano. O Conceito de Hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.

NARODOWSKI, Mariano. Foucault, o Aiatolá, os Intelectuais e a Política. Revista Educação e Realidade, UFRGS. 2004 (págs. 69 – 78). Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/25419/14745. Acesso em: 08/02/2017

SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente Como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Schimid Batalha, E. (2020). O Orientalismo, ou a afirmação do Discurso Hegemônico do Ocidente: Orientalism, or the affirmation of the Western Hegemonic Discourse. Argumentos - Revista Do Departamento De Ciências Sociais Da Unimontes, 14(2), 177–198. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1126

Edição

Seção

Artigos