ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E COMUNIDADES RIBEIRINHAS:
A Teoria Da Anomia pode explicar comportamentos delituosos?
DOI:
https://doi.org/10.46551/alt0701202511Palavras-chave:
Adolescência, Cidadania, Comunidade Ribeirinha, Identidade, Teoria da AnomiaResumo
Este artigo correlaciona adolescência, identidade e comunidades ribeirinhas, a fim de analisar como a Teoria da Anomia de Merton pode explicar a influência de fatores externos na formação da identidade de adolescentes em comunidades ribeirinhas e sua relação com a prática de atos infracionais. Segundo Merton, a discrepância entre aspirações e recursos disponíveis pode levar a desvios e criminalidade. Em comunidades ribeirinhas, o adolescente tem a sua busca por identidade pessoal entrelaçada as questões sociais que resultam da formação sócio histórica de tais localidades. Diante disso, questionou-se de que maneira a ausência de oportunidades reais em comunidades ribeirinhas afeta a identidade dos adolescentes e os torna mais propensos a cometer atos infracionais. A pesquisa consiste numa revisão bibliográfica de artigos acadêmicos de plataformas digitais como Scielo, Google Scholar e Periódicos Capes e livros, priorizando publicações de 2018 a 2023, com exceções para materiais anteriores, essenciais para a discussão. O estudo revela que a teoria da anomia é útil para compreender como a desigualdade social afeta a formação da identidade e o comportamento de adolescentes nessas comunidades, destacando a influência da escassez de acesso a direitos e reconhecimento na propensão a comportamentos delituosos.
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