CERVEJA, FUTEBOL E MULHERES:

papéis de gênero e performance feminina na publicidade de Heineken.

Autores/as

  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9712-2690
  • Sthifanny Roberta Pereira de Souza Mendes Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0501202304

Palabras clave:

Heineken, Futebol, Cerveja, Sexismo, Gênero

Resumen

Este estudo aborda a representação da mulher na comunicação publicitária, tratando especificamente dos vídeos produzidos para as ações da Heineken do Brasil para as partidas finais da UEFA Champions League nos anos de 2014 e 2016. Ambas as ações, além de promover a partida final do torneio de futebol, tinham como enredo a premissa de criar distrações tidas como interesse feminino para que as mulheres supostamente não perturbassem seus cônjuges ao assistirem à partida. A primeira ação foi considerada uma estratégia sexista por uma parcela de consumidores e portais de notícias na internet; já a segunda funcionou com o objetivo oposto, demonstrando que mulheres também podem ter interesse por futebol e cerveja. Desse modo, analisou-se como o discurso publicitário reflete na questão de gênero, bem como o seu papel na construção de sujeitos na sociedade, em especial, o gênero feminino. Desenvolve-se uma análise de conteúdo dos vídeos das ações da Heineken produzidas para as partidas finais da Champions League, relacionando seu enredo com questões referentes à condição e performance feminina. Observou-se que as ações possuem, tanto na teoria como na prática, um teor machista, atuando contrariamente aos objetivos emancipação feminina e da luta feminista, gerando contradições, repercurssões dúbias e debates. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil.

Doutor em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da mesma universidade. Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador associado do Citadino, (Núcleo Interdisciplinar em Temáticas Urbanas da Unimontes) e coordenador do POP (Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura).

Sthifanny Roberta Pereira de Souza Mendes, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil.

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisadora do POP - Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura.

Citas

ADNEWS. Heineken cria liquidação de sapatos femininos na final da Champions League. Disponível em: https://adnews.com.br/heineken-cria-liquidacao-de-sapatos-femininos-na-final-da-champions-league/. Acesso em 15 out. 2020.

CLUBE DE CRIAÇÃO. The Cliché. Disponível em: https://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/the-cliche/

COUTINHO, Renata Corrêa. Publicidade e Propaganda: aspectos históricos. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/coutinho-renata-publicidade-e-propaganda-aspectos-historicos.pdf

CRUZ, S. U. A representação da mulher na mídia: um olhar feminista sobre as propagandas de cerveja. Trabalho apresentado no IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Salvador: UFBA, 2007.

FERNANDES, Cleudemar Alves. ANÁLISE DO DISCURSO: reflexões introdutórias. Disponível em: http://www.sergiofreire.pro.br/ad/FERNANDES_ADRI.pdf

HEINEKEN. Site da Heineken. Disponível em: https://www.heinekenbrasil.com.br/sobre-nos/grupo-heineken-no-brasil. Acesso em 14 out. 2020.

JABLONSKI, Bernardo; MASSAR, Eveline Maria Leal; RODRIGUES, Aroldo. Psicologia Social. 28ª Edição. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MELO, E. B. Gestão de Marketing e Branding. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2014.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia social dos estereótipos. São Paulo: E.P.U, 2002.

SILVA, E. F. G.; SANTOS, S. E. B. O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade. In: ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 15, 2009. Anais. Maceió: ABRAPSO, 2009.

Publicado

2023-06-29