NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A FEIRA DO SÃO JOSÉ, EM MONTES CLAROS (MG)
DOI:
https://doi.org/10.46551/alt0701202505Palavras-chave:
Feira, Feirante, Montes Claros (MG)Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever a feira do bairro São José, os produtos comercializados e as relações dos feirantes com a feira, bem como a importância da comida para a manutenção das relações e práticas culturais. Para tanto, utilizo a observação participante como recurso metodológico, a fim de compreender as diferenças e as relações sociais em torno da feira.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, V. 10, N. 1, JAN./JUN. 2007, P. 11-27
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som : um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura; In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar,1978.pp.185-213.
GUIMARÃES, T. T. D. e DOULA, S. M. (2018). Memória e identidade: o processo de sucessão e herança no Mercado Municipal de Montes Claros – MG, Brasil. Mundo Agrario, 19(40), e078.
JUNIOR, Carlos Rodrigues. COMIDA DE FEIRA: sociabilidade e alimentação em uma Feira na Amazônia Paraense. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), v. 07, p. 91 - 108, Maio de 2020.
MINTZ, Sidney W. Comida e antropologia: uma breve revisão. RBCS Vol. 16 n. 47 outubro de 2001.
WOORTMANN, Klaus. “Com parentes não se neguceia”: O campesinato como ordem moral. Anuário Antropológico/87, Brasília: UnB, 1990.
Sites consultados
WIKIPEDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Rappa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Alteridade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Nesta revista, os direitos autorais para artigos publicados são do(s) autor(es), sendo os direitos da primeira publicação pertencentes à Revista Alteridade. Os artigos são de acesso público, de uso gratuito, de atribuições pr´óprias, de atribuições educacionais e de aplicações não comerciais.