Antropologia e Educação Patrimonial em comunidade ribeirinha atingida por barragem

Autores

  • Givanilton de Araújo Barbosa Universidade Federal da Paraiba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0601202406

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Ribeirinhos, Atingidos por barragens, Patrimônio Cultural, Fotografias

Resumo

O presente estudo analisa a proposta de Educação Patrimonial em comunidade atingida por barragem. Revisa seus objetivos geral e específicos como o reaver o patrimônio cultural material e imaterial, do estudo dos fundamentos e princípios da Educação Patrimonial em sala de aula e como se deu o levantamento de fotografias antigas. Já a metodologia se amparou na revisão bibliográfica e da sistematização dos resultados da proposta, de observação da relação escola e comunidade e de oficinas em sala de aula. Como resultados levantaram-se um conjunto de imagens e de seu estudo minucioso, de identificação do Patrimônio Cultural com apoio da comunidade escolar, apresentação da Educação Patrimonial e suas contribuições por meio de oficinas consecutivas.  Por fim, a experiência de Educação Patrimonial em sala de aula se revelou enriquecedora, pois aproximou a Universidade e Comunidade no fortalecimento de vínculos e da identidade local, vindo a contribuir para o exercício do Patrimônio-Cidadania.

 

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Biografia do Autor

Givanilton de Araújo Barbosa, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Mestre em Antropologia Social e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e graduando de Pedagogia: Educação do Campo pela mesma instituição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7215509323122028 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6953-6204 E-mail: gab2@academico.ufpb.br

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Publicado

2024-04-22