CERVEJA, FUTEBOL E MULHERES:

papéis de gênero e performance feminina na publicidade de Heineken.

Autores

  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9712-2690
  • Sthifanny Roberta Pereira de Souza Mendes Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46551/alt0501202304

Palavras-chave:

Heineken, Futebol, Cerveja, Sexismo, Gênero

Resumo

Este estudo aborda a representação da mulher na comunicação publicitária, tratando especificamente dos vídeos produzidos para as ações da Heineken do Brasil para as partidas finais da UEFA Champions League nos anos de 2014 e 2016. Ambas as ações, além de promover a partida final do torneio de futebol, tinham como enredo a premissa de criar distrações tidas como interesse feminino para que as mulheres supostamente não perturbassem seus cônjuges ao assistirem à partida. A primeira ação foi considerada uma estratégia sexista por uma parcela de consumidores e portais de notícias na internet; já a segunda funcionou com o objetivo oposto, demonstrando que mulheres também podem ter interesse por futebol e cerveja. Desse modo, analisou-se como o discurso publicitário reflete na questão de gênero, bem como o seu papel na construção de sujeitos na sociedade, em especial, o gênero feminino. Desenvolve-se uma análise de conteúdo dos vídeos das ações da Heineken produzidas para as partidas finais da Champions League, relacionando seu enredo com questões referentes à condição e performance feminina. Observou-se que as ações possuem, tanto na teoria como na prática, um teor machista, atuando contrariamente aos objetivos emancipação feminina e da luta feminista, gerando contradições, repercurssões dúbias e debates. 

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Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil.

Doutor em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da mesma universidade. Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador associado do Citadino, (Núcleo Interdisciplinar em Temáticas Urbanas da Unimontes) e coordenador do POP (Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura).

Sthifanny Roberta Pereira de Souza Mendes, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), MG, Brasil.

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisadora do POP - Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura.

Referências

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Publicado

2023-06-29