ARTE-AFETO E ARTE-PENSAMENTO EM GILLES DELEUZE
DOI:
https://doi.org/10.46551/2448-30952025v30n105Resumo
A proposta do trabalho é problematizar a noção do invisível na arte. A partir de uma crítica à fenomenologia, procuraremos apresentar o que chamaremos de ‘sensações mínimas’ definindo a experiência estética enquanto experiência singular. Mas, para tal, nos afastaremos da ideia tradicional de experiência associada a uma consciência e a um sujeito operador de sínteses cognitivas. A proposta da crítica à fenomenologia no trabalho é de ir ao encontro às experiências que nos invadem num tipo
de semiótica particular e que escapam à classificação conhecida. Essas ‘outras percepções’ estimulam e transvasam o espírito associada às forças anti-predicativas que permitem liberar o campo perceptivo do invisível. A isso, chamaremos de experimentação de uma obra de arte ou o mesmo que uma metafenomenologia: a sensibilidade para pequenas percepções. A força que se inscreve na obra e suas formas e que transvasa meu espírito é o acontecimento. Nesse instante, não há mais modelo. Não há mais objeto e nem sujeito, apenas um ‘bloco de sensações’, ou o que Deleuze chamava de ‘composto de perceptos e afectos’. Nesse caso, falamos de intensidade, diferença de intensidade e sensibilidade. É o ser do sensível e sua intensidade que nos faz sentir e despertar em nós a memória, o afeto e a força do pensamento.
Downloads
Referências
BOUGE, Ronald. Deleuze on Music, Painting, and the Arts. New York: Routledge, 2003.
CASABONA, Alberto Navarro. Introducción al pensamiento estético de Gilles Deleuze. Valencia: Tirant lo Blanch, 2001.
DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Tradução: Peter Pál Pelbart. RiodeJaneiro:Editora34, 1992.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Tradução: Bento PradoJr. eAlbertoAlonso Muñoz. 2ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Editora 34, 1997b.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução: Cíntia Vieira da Silva,
revisão da tradução: Luiz B. L. Orlandi, 1ª ed. 3ª reimp. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988, 499 p.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2000, 342 p.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Volumes 1, 2, 3, 4, 5. Coordenação de Tradução de Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: 34, 1995, 1996, 1997.
DIAS, Sousa. Lógica do acontecimento. Deleuze e a Filosofia. Porto: Ed. Afrontamento, 2012, 159 p.
SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze et l’art. Paris: Ed. PUF, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Poiesis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.