Geoturismo como ferramenta no Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de São João do Urubuí- Presidente Figueiredo-AM
DOI:
https://doi.org/10.46551/rvg2675239520251254276Palavras-chave:
Geoconservação, Geoturismo, Presidente Figueiredo-AMResumo
O presente trabalho teve como objetivo principal identicar e avaliar a geodiversidade existente na Comunidade São João do Urubuí a fim de evidenciar o potencial geoturístico nessa região por meio de metodologias paticipativas. A pesquisa constituiu-se da elaboração de um inventáro de avaliação objetivando a valoração dos atrativos com potencial geoturístico da região e com líderes comunitários locais. A pesquisa objetivou identificar as percepções da comunidade São João de Urubuí em Presidente Figueiredo sobre a geodiversidade local a fim de evidenciar o potencial geoturístico. Seguindo a linha da pesquisa-ação a pesquisa se deu de forma participativa, envolvendo equipe multidisciplinar, turistas, estudantes, visitantes, além de sujeitos da comunidade envolvida. As metodologias participativas utilizadas envolveram questionários, entrevistas, tomada de gravações, diálogos informais com turistas e visitantes, reuniões com a comunidade, aplicação de fichas avaliativas e inventário dos sítios geológicos utilizando o aplicativo Geossit. Como resultado tivemos a identificação de 7 sítios geológicos com potencial para se desenvolver o geoturismo e foi proposto um georoteiro envolvendo os 07 locais inventariados.
Downloads
Referências
BRILHA, J.B.R. Patrimônio geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. São Paulo: Palimage editora, ,190p. 2005.
BRILHA, J. B. R. (2016). Inventory and quantitative assessment of Geosites and Geodiversity sites: a review. Geoheritage8, 119-134. https://doi.org/10.1007/s12371-014-0139-3
GODOY, P., HEWITT, N. J., ALBRECHT, U., ANDERSEN, M. E., ANSARI, N., BHATTACHARYA, S., ... & HENGSTLER, J. G. (2013)..
GRAY, M. 2004. Geodiversity: valuing and conserving Referências abiotic nature. Wiley, Chichester
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), 2023 Disponível em gov.br
JACOBI P.R. 2013. (Org.). Aprendizagem Social e Unidades de Conservação: aprender juntos para cuidar dos re cursos naturais. São Paulo: GovAmb, IEE, PRO CAM, USP. 96p
KOTLER, P., KARTAJAYA, H., & SETIAWAN, I. (2010). Marketing 3.0: From Products to Customers to the Human Spirit. Wiley.
NOGUEIRA, A. C. R. (1999). Depósitos Costeiros Neoproterozoicos da Formação Prosperança, Município de Presidente Figueiredo, Estado do Amazonas. In: Simpósio de Geologia do Amazonas, 6., 1999. Anais... Manaus: SGB-Núcleo Norte, p. 412-415
RODRIGUES, M.L. & FONSECA, A. 2008. A valorização do geo património no desenvolvimento sustentável de áreas rurais. In: COLÓQUIO IBÉRICO DE ESTUDOS RURAIS (CIER), 7, Coimbra, Portugal
SANTOS, V. M. N. Educar no ambiente: construção do olhar geocientífico e cidadania. São Paulo: Editora Annablume, 2011. (Coleção Cidadania e Meio Ambiente).
STANLEY, M. 2000. Geodiversity. Earth Heritage, 14: 15-18
VIEIRA, A. B. e CUNHA, L. Património Geomorfológico: tentativa de sistematização. In: SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE GEOGRAFIA FÍSICA, 3., 2004, PuertoVallarta – México. Actas do III Seminário Latino Americano de Geografia Física, PuertoVallarta, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 do Socorro Rocha dos Santos, Raimundo Humberto Cavalcante Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.