Aprendendo Geografia brincando: jogos didáticos como aliados no ambiente escolar da rede estadual de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520232562592

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Geografia Escolar, Criatividade, Ludicidade, Educação Básica

Resumo

Os jogos didáticos ganharam relevância nos últimos anos, por meio de pesquisas acerca de seu uso em diversas disciplinas da Educação Básica, pois é a partir desses jogos que há um maior envolvimento dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, ao utilizar a criatividade e a ludicidade em seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo analisar o uso de jogos didáticos, mais especificamente, nos conteúdos de Geografia escolar do Ensino Fundamental II de três escolas públicas estaduais de Campo Grande-MS. Sobre as etapas da pesquisa metodológica, a primeira é composta por levantamento histórico e bibliográfico acerca da ludicidade no ensino, por meio de jogos didáticos. Na segunda etapa desenvolvemos a pesquisa documental e de campo, junto às escolas estaduais que estão situadas em três regiões urbanas, de acordo com a regionalização estabelecida pelos Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande (Sisgran), em que realizamos observações e coletamos informação disponíveis no site da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS). Já na terceira e última parte da pesquisa compartilhamos, com os docentes, dois jogos didáticos para serem utilizados em suas aulas com os estudantes.

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Biografia do Autor

Ewerton da Silva Marques, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação (Profeduc) - UEMS (2021-2023) foi bolsista PIBAP (Bolsa do Programa Institucional de Bolsas aos Alunos de Pós-Graduação (UEMS) (2022-2023). Professor de Geografia e pesquisador licenciado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2018). Atualmente é professor de escola na rede pública de educação básica sul-mato-grossense e do município de Chapadão do Sul/MS. 

Ana Paula Camilo Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa pela Université Sorbonne Nouvelle Paris III. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente). Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente do curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós Gradução de Geografia PPGEO da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2023-09-16

Como Citar

Marques, E. da S., & Pereira, A. P. C. (2023). Aprendendo Geografia brincando: jogos didáticos como aliados no ambiente escolar da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(02), 562–592. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520232562592