Descrição do sistema sociotécnico para o óleo do bicho do caroço do tucumã (Speciomerusruficornisgermar)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520241146161

Palavras-chave:

Sistema sociotécnico, Óleo do bicho do caroço do tucumã, Saberes tradicionais

Resumo

O óleo do bicho do caroço do tucumã é um produto extrativista obtido da larva do besouro SpeciomerusruficornisGermar, atividade comumente realizada por comunidades tradicionais situadas no arquipélago do Marajó. O processo de extração se constitui em etapas e ferramentas criadas e inseridas ao longo do tempo, com a finalidade de aumentar o rendimento, diminuir os riscos de acidentes, assegurar qualidade final do produto e atender à demanda.O artigo tem por objeto a descrição do sistema sociotécnico do óleo extraído na comunidade Saracá, localizada geograficamente ao norte do município de Ponta de Pedras/PA. A escolha pelo lócus se justifica pela relação existente entre os moradores e o saber tradicional, considerado fonte de renda relevante, atendimento à saúde em caráter básico e cultura repassada de geração em geração. A descrição faz uso das falas dos próprios moradores, fazendo assim a construção pelo olhar nativo, por meio de pesquisa de campo, diário de campo, entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. O estudo demonstra potencial econômico e sinaliza para a importância da gestão do recurso natural tendo em vista seu papel sociocultural, ainda propõe a necessidade de estudo ambiental para determinar possíveis impacto sobre o ecossistema.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestra e Doutoranda em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local na Amazônia – PPGDAM/UFPA.

Aquiles Simões, Universidade Federal do Pará

Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentávele Doutor em Études rurales– UFPA/ Université de Toulouse II. Professor em PPGEDAM/UFPA.

Rosana Maneschy, Universidade Federal do Pará

Mestra em Ciência Animal e Doutora em Ciências Agrárias– UFPA. Professora em PPGEDAM/UFPA. 

Referências

BARBOSA, Hermidia; NEVES, Gleyciane; ALCANTARA, Petrus. Extração do óleo do bicho do caroço do tucumã na comunidade Saracá. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) – Faculdade de Ciências Naturais, Universidade Federal do Pará, Ponta de Pedras, 2016.

BRASIL. Decreto No 6.040 de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial, Brasília, 2007.

BRASIL. Decreto No 5.758 de 13 de abril de 2006. Plano Estratégico de Áreas Protegidas. Casa Civil. Presidência da República. Brasil, 2006.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Informações sobre municípios brasileiros. Disponível no site: http://www.cidades.ibge.gov.br. Acessado em 07 de janeiro de 2020.

COSTA, Euryandro Ribeiro; SOBRINHO, Mário Vasconcellos. Conhecimentos Tradicionais e a Proteção dos Recursos Naturais em Unidades de Conservação: O caso da floresta estadual do Amapá. Dissertação (PPGEDAM) – Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará. Belém, 2011.

CUNHA, Manuela Carneiro; ALMEIDA, Mauro Barbosa. Populações Indígenas, Povos Tradicionais e Preservação na Amazônia. Artigo publicado em Biodiversidade na Amazônia Brasileira. Instituto Socioambiental e Estado de Liberdade, 2001, p. 4-12.

DIEGUES, Antônio Carlos. A sócio antropologia das comunidades de pescadores marítimos no Brasil: uma síntese histórica. Centro de Culturas Marítimas – CEMAR. Universidade de São Paulo, 1996.

DIEGUES, Antônio Carlos. Os Saberes Tradicionais e a Biodiversidade no Brasil. Núcleo de Pesquisas sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras da Universidade de São Paulo (NUPAUB-USP). São Paulo, 2000.

LITTLE, Paul. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: Por uma antropologia da territorialidade. Anuário Antropológico, 28(1), 251–290. Universidade de Brasília (UNB), 2004 p. 251-290.

MACHADO, Ana Cláudia Morrissy; DESIDERI, Piere Eugenio dos Santos. Abordagem Sociotécnica como uma Forma Alternativa de Organizar o Trabalho. Pontifícia Universidade Católica – PUC, Rio de Janeiro, 2019.

MARQUES, Flávia Charão. Velhos Conhecimentos, Novos Desenvolvimentos: Transições no Regime Sociotécnico da Agricultura. A Produção de Novidades entre Agricultores, Produtores de Plantas Medicinais no Sul do Brasil. Tese (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural). Faculdade de Ciências Econômicas – UFRGS, Porto Alegre, 2009 p. 31-37.

NESKE, Marcio Zamboni; MARQUES, Flávia Charão; BORBA, Marcos Flávio Silva. A Emergencia da Produção de Novidades em Territórios “Marginalizados”: Uma análise a Partir do Território Alto Camaquã. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente – DMA. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014 p. 24.

OLIVEIRA, Maria do Socorro Padilha de; COUTURIER, Guy; BESERRA, Paulo. Biologia da Polinização da Palmeira Tucumã (Astrocaryumvulgare Mart.) em Belém, Pará, Brasil. EMBRAPA, Belém, 2003.

PARÁ. Constituição Estadual de 5 de outubro de 1989. Governo do Estado. Pará, 1989. Di

ROCHA, Tainá Teixeira; TAVARES-MARTINS, Ana Claudia Caldeira; LUCAS, Flávia Cristina Araújo. A; MARTINS, R. C. C. Potencial terapêutico e composição química do óleo do bicho do tucumã (Astrocaryumvulgare Mart.) utilizado na medicina popular. Scientia plena, Vol. 10, N. 11, 2014.

SHANLEY, Patrícia; MEDINA, Gabriel. Frutíferas e Plantas Úteis na vida Amazônica. Centro para a Pesquisa Florestal Internacional – CIFOR. Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – IMAZON. Belém, 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Pereira, J., Simões, A., & Maneschy, R. (2024). Descrição do sistema sociotécnico para o óleo do bicho do caroço do tucumã (Speciomerusruficornisgermar). Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 6(01), 146–161. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520241146161