Pele branca, máscaras pretas. Crítica da razão descolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231332337

Palavras-chave:

Descolonalidade, América Latina, Racialização, Colonialismo, Feminismo, Subalternidade, Interseccionalidade

Resumo

Resenha - Pele branca, máscaras pretas. Crítica da razão descolonial. A necessidade de não falar pelo outro (2020).  Gaya Makaran e Pierre Gaussens, através da Universidad Nacional Autónoma de México, o Centro de Investigação sobre América Latina y el Caribe, e as Ediciones Bajo Tierra, estão encarregados de coordenar uma compilação de textos que têm como denominador comum a análise e a crítica da corrente descolonial. O texto Pele Branca, Máscaras Negras. Crítica de la razón descolonial, publicado na Cidade do México em 2020, brinca com o título da obra Piel negra, máscaras blancas, de Frantz Fanon, de quem o conceito de anticolonialismo activo é tomado como guia e modelo para a construção de uma proposta prática face ao colonialismo. O livro é composto por uma introdução e 12 capítulos. Dividido em duas partes, reúne textos de 16 autores que falam a partir de uma abordagem académica mas também militante, com o objectivo de enriquecer a reflexão teórica, com base numa revisão de experiências de participação em movimentos sociais e lutas em curso. Neste sentido, os textos incluídos neste livro mostram que a empatia gerada pelo conhecimento das realidades do subalterno pode facilmente ser disfarçada de falar em nome, em vez de ouvir para compreender a partir da posição (seja ela qual for) que ocupamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ángel Urquijo Pineda, Universidad Nacional Autónoma de México

Politólogo y Antropólogo. Maestro y Doctor en Estudios Latinoamericanos por la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Actualmente realiza una estancia de investigación posdoctoral en el Centro de Estudios Latinoamericanos (CELA), de la Facultad de Ciencias Políticas y Sociales de la UNAM.

Referências

CES, COLMEX. Gaussens, Pierre. Disponible en: https://ces.colmex.mx/personal-academico/gaussens-pierre/semblanza . Consultado el: 16 feb. 2023.

HUMANIDEX. Dra. Gaja Joanna Makaran Kubis. Disponible en: http://www.humanindex.unam.mx/humanindex/pagina/pagina_inicio.php?rfc=TUFHQTgxMDcxMg== . Consultado el: 16 feb. 2023.

MARAKAN, G., GAUSSENS, P. (Coordinadores). Piel blanca, máscaras negras. Crítica de la razón decolonial. Ciudad de México: Bajo Tierra Ediciones, 2020.

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Urquijo Pineda, M. Ángel. (2023). Pele branca, máscaras pretas. Crítica da razão descolonial. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 5(01), 332–337. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520231332337