A qualidade ambiental na cidade de Montes Claros: uma análise a partir da percepção dos moradores

Autores

Palavras-chave:

Montes Claros, Solo urbano, Impactos socioambientais, Moradores

Resumo

 A qualidade ambiental na cidade de Montes Claros: uma análise a partir da percepção dos moradores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ivete Soares de Almeida , Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, IVETE, que é pró-reitora de
Ensino da UNIMONTES, é graduada em Geografia pela própria UNIMONTES, com especializações em Geografia Física e Ciências do Ambiente, ambas pela PUC-Minas. Entre outras funções, foi Chefe do Departamento de Geociências da UNIMONTES e presidente do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) de Montes Claros-MG.

Anete Marília Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Professora e pesquisadora do Departamento de Geociências da UNIMONTES. Graduada em Geografia pela UNIMONTES, pós-graduada em Geografia e Planejamento Ambiental pela PUC/MG, mestre em Geografia pela UFMG, doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Uberlândia. ANETE foi, entre outras funções, coordenadora de Graduação da UNIMONTES, tendo sido, anteriormente, coordenadora do curso de pós-graduação em Geografia e Gestão Ambiental e do curso de graduação em Geografia, ambos da UNIMONTES.

Referências

ACSELRAD, Henri (org). A duração das cidades – Sustentabilidade e riscos nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.

BARBOSA, Sônia R. S. Ambiente, qualidade de vida e cidadania – Algumas re- flexões sobre regiões urbano-industriais. In HOGAN,

D. J. e VIEIRA, P. F. (org.) Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. 193 – 210.

CORRÊA, A. J. L. e TOURINHO, H. L. Z. Qualidade de vida urbana na Amazônia: os casos de Marapanin e Vila dos Cabanos. Belém: Unama, 2001.

HERCULANO, Selene C et all. Qualidade de vida e riscos ambientais. Niteroi: EDUFF, 2000.

HERCULANO, Selene C et all. A qualidade de vida e seus indicadores. Ambiente e sociedade. Ano I. Nº 2. 1º Sem/98. 77 – 100.

IBGE. Censos demográficos:1960, 1970, 1980, 1991. Rio de Janeiro: IBGE.

JACOBI, Pedro. Cidade e meio ambiente: percepções e práticas em São Paulo. São Paulo: Annablume Editora, 1999. PEREI- RA, A. M. et al. Problemas ambientais e qualidade de vida na cidade de Montes Claros: a percepção da popula- ção. Montes Claros: Unimontes, 2002. Relatório técnico de pesquisa.

Prefeitura Municipal de Montes Claros. http/:www.montesclaros.mg.gov.br – Janeiro, 2002.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Os lazeres urbanos. IDebates socioambientais. Ano III.Nº 9. Mar/Abr/Mai/ Jun 1999 p. 12.

TUAN, Yi-fu. Topofilia – um estudo de percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Pau- lo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Almeida , M. I. S. de, & Pereira, A. M. . (2022). A qualidade ambiental na cidade de Montes Claros: uma análise a partir da percepção dos moradores. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 1(1), 20–28. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/5770