Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211176191

Palavras-chave:

Atividades Extracurriculares, Programa de Educação Tutorial, COVID-19

Resumo

Diante dos desafios refletidos na implantação, manutenção e sustentabilidade dos projetos de extensão ofertados pelo Programa de Educação Tutorial PET-Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, torna-se relevante demonstrar, na percepção dos Petianos e Coordenadores, quais são as estratégias adotadas para viabilizar a execução dessas atividades. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário online utilizando a plataforma Google Forms. Para análise dos dados qualiquantitativos utilizou-se cálculos percentuais a partir da elaboração de tabelas e gráficos. A pesquisa possibilitou o registro de opiniões sobre as fragilidades em relação ao desenvolvimento remoto dos projetos. Os resultados demonstram que não foi possível prosseguir com a maioria dos projetos de extensão e que o advento da pandemia se tornou um fator limitante para execução das atividades, além da ausência de recursos tecnológicos e dificuldades relatadas pelos voluntários no acesso à internet. Ainda assim, o PET se empenhou em desenvolver estratégias para driblar tais limitações, através da produção de vídeos disponibilizados nas mídias sociais, assim como a inserção dos estudantes em congressos brasileiros nacionais, estimulando a troca de experiências, a disseminação do conhecimento e a divulgação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Guedes Aguiar, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

Luiza Loren Vieira Tavares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Alesson Pires Maciel Guirra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Técnico Administrativo – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Instituto de Ciência e Tecnologia.

Flaviana Tavares Vieira Teixeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente de Engenharia Química, Tutora do Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Instituto de Ciência e Tecnologia.

Referências

BRAGIATTO, Bruna Lopes; MATTA, Cristiane Maria Barra da. Adaptação acadêmica autoeficácia no contexto da pandemia COVID-19. 2020. Disonível em: <https://maua.br/files/122020/adaptacao-academica-autoeficacia-contexto-pandemia-covid-19-151501.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.

CARVALHO, Cecilia Resende et al. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Extensão em Foco, [S.l.], v. 1, n. 15, feb. 2018. ISSN 2358-7180. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/52730>. Acesso em: 04 ago. 2020.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: <http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157>. Acesso em: 01 mar. 2021.

DAUDT, Sônia Isabel Dondonis; BEHAR, Patricia Alejandra. A gestão de cursos de graduação a distância e o fenômeno da evasão. Educação, v. 36, n. 3, p. 412-421, 2013. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/15543>. Acesso em: 25 fev. 2021.

DEARO, Patrícia Rossetti; NAKAYAMA, Jessica Tamy Oliveira; ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador. Potencialidades e fragilidades do Programa de Educação Tutorial: percepções de acadêmicos. Caminho Aberto, p. 37-45, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/2071>. Acesso em: 23 ago. 2020.

FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iório. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 169-190, 2019. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819>. Acesso em: 10 set. 2020.

GARCIA, José Antonio Dias; CARVALHO, Maria das Graças de Souza; LIMA, Samuel José Fernandes de; ALVES, Laís Roncato de Carvalho; SILVA, Aline Guerrera Santos; OLIVEIRA, Felipe Santana; PEREIRA, Flávia Helena; SHMIDT, Fernanda Mateus Queiroz; MOTA, Kárita Santos; ALMEIDA, Dérica Karoly Evarista; FILHO, Cloves Gomes de Carvalho. Ensino professional e tecnológico na pandemia COVID-19: context politico e educacional. 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10789>. Acesso em: 01 mar. 2021.

GUSSO, Hélder Lima, ARCHER, Aline Battisti., Luiz, Fernanda Bordignon., Sahão, Fernanda Torres., Luca, Gabriel Gomes de., Henklain, Marcelo Henrique Oliveira., Panosso, Mariana Gomide., Kienen, Nádia., Beltramello, Otávio., & Gonçalves, Valquiria Maria. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v41/1678-4626-es-41-e238957.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal PNAD continua. 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101705> Acesso em: 01 mar. 2021.

IGUE, Érica Aparecida; BARIANI, Isabel Cristina Dib; MILANESI, Pedro Vitor Barnabé. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF (Impr.). 2008, vol.13, n.2, pp.155-164. ISSN 1413-8271. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141382712008000200003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 01 mar. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

OCDE- Organisation de Cooperation et de Développement Économiques. A framework to guide an education response to the COVID-19 pandemic of 2020. 2020. Disponível em: <https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf>. Acesso em: 01 de março de 2021.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E EVASÃO. Proposta. Disponível em: <https://sites.google.com/view/pet-estrategias/inicio?authuser=0>. Acesso em: 25 set. 2020.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. Disponível em: <https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157>. Acesso em: 25 fev. 2021

SILVA, Sandro Pereira et al. Extensão universitária, economia solidária e geração de oportunidades no contexto da Covid-19: uma visão a partir de três experiências concretas no território brasileiro. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 2020. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10189>. Acesso em: 10 set. 2020.

UNIVERSISIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. PET Estratégias oferece oportunidade para alunos de Diamantina. Disponível em: <http://portal.ufvjm.edu.br/noticias/2020/pet-estrategias-oferece-oportunidade-para-alunos-de-diamantina-1>. Acesso em: 01 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

Guedes Aguiar, B., Vieira Tavares, L. L., Pires Maciel Guirra, A., & Tavares Vieira Teixeira, F. (2021). Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(01), 176-191. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211176191

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências