Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211176191

Palavras-chave:

Atividades Extracurriculares, Programa de Educação Tutorial, COVID-19

Resumo

Diante dos desafios refletidos na implantação, manutenção e sustentabilidade dos projetos de extensão ofertados pelo Programa de Educação Tutorial PET-Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, torna-se relevante demonstrar, na percepção dos Petianos e Coordenadores, quais são as estratégias adotadas para viabilizar a execução dessas atividades. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário online utilizando a plataforma Google Forms. Para análise dos dados qualiquantitativos utilizou-se cálculos percentuais a partir da elaboração de tabelas e gráficos. A pesquisa possibilitou o registro de opiniões sobre as fragilidades em relação ao desenvolvimento remoto dos projetos. Os resultados demonstram que não foi possível prosseguir com a maioria dos projetos de extensão e que o advento da pandemia se tornou um fator limitante para execução das atividades, além da ausência de recursos tecnológicos e dificuldades relatadas pelos voluntários no acesso à internet. Ainda assim, o PET se empenhou em desenvolver estratégias para driblar tais limitações, através da produção de vídeos disponibilizados nas mídias sociais, assim como a inserção dos estudantes em congressos brasileiros nacionais, estimulando a troca de experiências, a disseminação do conhecimento e a divulgação científica.

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Biografia do Autor

Bárbara Guedes Aguiar, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. 

Luiza Loren Vieira Tavares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Alesson Pires Maciel Guirra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Técnico Administrativo – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Instituto de Ciência e Tecnologia.

Flaviana Tavares Vieira Teixeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Docente de Engenharia Química, Tutora do Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Instituto de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

Guedes Aguiar, B., Vieira Tavares, L. L., Pires Maciel Guirra, A., & Tavares Vieira Teixeira, F. (2021). Execução de projetos de extensão em período de pandemia: autoavaliação e estratégias. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 3(01), 176–191. https://doi.org/10.46551/rvg2675239520211176191

Edição

Seção

Relatos de Projetos e Experiências