Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Toda submissão à Revista Serviço Social em perspectiva está condicionada ao atendimento às normas. As opiniões e conceitos emitidos são de responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião Comissão Editorial.

A submissão de um artigo à Revista Serviço Social em perspectiva requer que este não tenha sido publicado anteriormente e que não esteja sendo considerado para publicação por outra revista. A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores. 

Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

A Revista Serviço Social em perspectiva aceita colaborações em português, espanhol e inglês. Apenas trabalhos inéditos serão submetidos à avaliação. Não serão aceitas para submissão traduções de textos publicados em outra língua.

Os trabalhos serão avaliados primeiramente pela comissão editorial quanto ao cumprimento das normas de publicação. Em caso de inadequação, serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação de mérito. Os artigos serão analisados por pelo menos dois pareceristas. A aprovação dos trabalhos será baseada no conteúdo científico e na apresentação.

O corpo editorial possui plena autonomia para avaliar o mérito dos trabalhos e decidir sobre a conveniência de suas publicações com ou sem alterações, podendo inclusive, devolvê-los aos autores com sugestões para que sejam feitas as alterações necessárias no texto e/ou ilustrações.

Nesse caso, é solicitado ao autor o envio da versão revisada contendo as devidas alterações. Aquelas que porventura não tenham sido adotadas deverão ser justificadas através de carta encaminhada pelo autor. Essa nova versão do trabalho será reavaliada pela comissão editorial.

A revista prioriza a publicação de artigos de pesquisa científica e/ou ensaios relevantes para a área temática. A critério da Comissão Editorial, os trabalhos indicados para publicação (pareceres favoráveis) poderão ser publicados em número futuro, sendo o autor informado sobre esta decisão e sobre a sua publicação.

Os trabalhos que não forem selecionados para compor a edição terão seu processo arquivado em caráter definitivo, sendo o/a autor/autora informado/a sobre o arquivamento.

Autoras/es devem observar o espaçamento de pelo menos três números regulares para submissão de seu texto, não serão publicados textos de mesmo autor/autora com intervalo menor de três números consecutivos (exceto em números especiais), mesmo que em co-autoria.

A Revista Serviço Social em Perspectiva não publica trabalhos de mesma autoria ou coautoria num intervalo inferior a 18 meses (três números regulares).

É permitido a publicação de errata, para isto as autoras/es devem entrar em contato com a Revista através do email: seso.perspectiva@unimontes.br, solicitando a errata e apresentando a sua justificativa. 

- Artigos temáticos e temas livre: São relatos de trabalhos originais, destinados à divulgação de resultados de pesquisas inéditas de temas relevantes para a área pesquisada, apresentados com uma estrutura constituída de Introdução, Desenvolvimento (em itens e/ou subitem, que apresentem entre outros elementos, a metodologia, discussão e resultados), Considerações e Referências. O artigo original deve conter entre 15 e 25 laudas, incluindo tabelas, ilustrações e referências.

- Relato de experiência: São publicados relato de experiência prática, que apresentem alguma originalidade, curiosidade ou aspecto não convencional. O corpo do texto deve conter as seções: Introdução, Relato do caso, Discussão, Considerações finais e Referências. O artigo deve apresentar, entre 7 e 12 laudas, incluindo tabelas, ilustrações e referências.

- Resenhas: Resenha crítica de livros publicados nos últimos cinco anos (data da 1ª edição). Mínimo de 3 e máximo de 5 laudas. Devem iniciar-se com a referência da obra resenhada.

AUTORIA

Recomenda-se um limite máximo de cinco autoras/es. Devem ser citados como autoras/es somente aquelas/es que participaram efetivamente do trabalho, para que possam ter responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Autoras/es devem observar o espaçamento de pelo menos três número para publicação de seu texto, não serão publicados textos de mesmo autor/autora com intervalo menor de três números consecutivos, mesmo que em co-autoria.

Importante que todas/os autoras e coautoras possuem o número ORCID, o cadastro pode ser feito em: https://orcid.org/. Destaca-se que os dados de identificação de autoria não devem constar nos textos/originais, tais dados devem ser incluídos no campo metadados, no ato da submissão.

O/A autor/autora para correspondência precisará obter a permissão de todas/os as/os autoras/es para realizar a submissão do artigo e para realizar qualquer alteração na autoria do mesmo.

Os textos NÃO devem conter identicação das autoras/autores.

A Revista Serviço Social em Perspectiva não remunera autores/autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.

Atenção/Importante: todas as informações de autoria deverão ser fornecidas durante a submissão em “Metadados da submissão”. São solicitadas as seguintes informações de todas/os autoras/es: Nome Completo; Formação/profissão. Titulação (Maior titulação). Vinculação Institucional (descrever o vínculo institucional - Departamento, Unidade, Universidade), país de origem, Outras informações que considerar relevante - Este item é opcional. Número ORCID (https://orcid.org/signin). E-mail. O autor deverá definir quem será o contato principal para correspondência e a ordem em que os nomes dos autores aparecerão na publicação utilizando as setas disponíveis nesta fase da submissão. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.

 

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DOS TEXTOS: 

 

Os textos devem ser digitados no Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito e formatados em folha tamanho A4, com espaçamento entrelinhas de 1,5 linhas e margens de 2,5 cm de cada lado. Os títulos das seções do corpo do texto devem ser escritos em caixa alta, sem negrito, sem numeração. O texto deve ser justificado e a primeira linha dos parágrafos deve apresentar afastamento de 1,25 cm.

Título: Apresentado em português e sua versão em outra língua (espanhol ou francês ou inglês ou italiano). No caso de textos apresentados em Inglês, francês ou espanhol, o título deve ser apresentado em língua portuguesa. O título deve ser escrito em letra maiúscula e em negrito, fonte tamanho 12, centralizado. Caso haja subtítulo, este dever ser escrito em letra minúscula e vir separado do título por dois pontos (:).

Resumo: Deve possuir entre 150 e 250 palavras, escrito em um parágrafo único, justificado e com espaçamento simples entrelinhas. Os resumos devem ser estruturados, destacando-se os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. O resumo não deve conter abreviações, nem citações. A palavra resumo deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve iniciar-se na mesma linha da palavra Resumo. Palavras-chave: Incluir de três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo, separadas entre si por ponto final. A expressão palavras-chave deve ser escrita em caixa baixa, negrito, seguida de dois pontos. Resumo e Palavras-chaves em segundo idioma: Apresentar o resumo e as palavras-chave em outro idioma (espanhol ou francês ou inglês ou italiano). Se o artigo for escrito idioma diferente do português, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português.

Corpo do artigo: O corpo do artigo deverá ser dividido nas seções indicadas para cada modalidade. O título das seções deve ser escrito em letra maiúscula e em negrito.

Tabelas e ilustrações: As tabelas devem ser confeccionadas em programa compatível com Word for Windows, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte superior. As tabelas são mencionadas no texto acompanhadas do seu respectivo número, podendo integrar o texto, ou entre parênteses no final da frase. Exemplo: Na tabela 1, observou-se... ou (Tabela 1). Preferencialmente, não repetir em gráficos os dados apresentados em tabela. As ilustrações (gráficos, desenhos e figuras) devem ser aquelas estritamente necessárias à compreensão do texto. Devem ser numeradas em algarismos arábicos e os respectivos títulos colocados em sua parte inferior. As normas para indicação das ilustrações no texto são as mesmas descritas para tabelas. É permitida a inclusão de, no máximo, cinco tabelas e/ou ilustrações. Quando a ilustração já tenha sido publicada anteriormente, deverá apresentar dados sobre a fonte (autor, data e página) de onde foi consultada, abaixo do título e sua referência completa deve fazer parte da lista de referências.

Citações:  As citações diretas, de até três linhas, deverão ser inseridas no texto, entre aspas. Citações diretas de quatro linhas ou mais devem constituir parágrafos independentes digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas. A supressão de parte da citação direta deve ser indicada com colchetes e reticências.

Referências: A seção referências bibliográficas deve conter, em ordem alfabética de sobrenome dos autores, as referencias feitas ao longo do artigo. Deverão ser seguidas as normas da ABNT para a apresentação destas referências.

 

 

Política de Privacidade

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

A. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-ND 4.0).

B. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.