LEITURAS TERRITORIAIS PARA AÇÃO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM TERRITÓRIOS INTERIORANOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Patricia Zandonade UNILA
  • Alessandra de Sant’Anna Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Maria Zanin Universidade Federal de São Carlos (UFSCas)
  • Danilo Malta Ferreira Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF

DOI:

https://doi.org/10.46551/rss202415

Palavras-chave:

Vigilância Socioassistencial

Resumo

O artigo discute o processo de apropriação da vigilância socioassistencial por municípios pequenos do norte de Minas Gerais, a partir de uma ação de extensão universitária desenvolvida durante o segundo semestre de 2022. Para isso, o artigo resgata a trajetória da Política Nacional de Assistência Social  (PNAS) e a emergência do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Nele a Vigilância Socioassistencial  se aproxima das leituras territoriais como linha de base para compreensão das dinâmicas e fluxos que se apresentam no cotidiano das equipes. Neste movimento, o Diagnóstico Socioterritorial ultrapassa a sua função como instrumento para converter-se em eixo estruturante e fundamento para a qualidade, democratização e territorialização, não apenas desta política pública, mas das demais políticas socioassistenciais, ainda que não consolidadas nas ações locais, sobretudo em municípios pequenos e interioranos no Brasil. Neste sentido, o artigo apresenta uma  reflexão e sistematização dos conhecimentos desenvolvidos junto às pessoas que participaram da capacitação durante a ação da extensão universitária, bem como destaca alguns resultados dos desafios identificados no desenho, implantação e execução do eixo de Vigilância Socioassistencial nas políticas locais de municípios de pequeno porte. Espera-se que esta identificação possa colaborar para o amadurecimento das políticas locais socioassistenciais brasileiras em contextos interioranos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Zandonade, UNILA

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Energia pela UFABC, na linha Ambiente e Sociedade e Mestra em Estruturas Ambientais Urbanas na FAU USP. Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento na América Latina  (UNILA). Integrante do do grupo de pesquisa CNPq TIPPA- Territórios Interioranos, Paisagens e Povos na América Latina (UNILA). https://orcid.org/0000-0002-6855-7898 . Email: patricia.zandonade@unila.edu.br

Alessandra de Sant’Anna, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Assistente Social. Graduação em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ), Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento na América Latina pela Universidade Federal da Integração Latinoamericana (PPGPPD/ILAESP/UNILA), doutoranda em Planejamento Urbano e Regional  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGPUR/IPPUR/UFRJ). Membro do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN/IPPUR/UFRJ) e do grupo de pesquisa CNPq TIPPA- Territórios Interioranos, Paisagens e Povos na América Latina (UNILA). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4762-7022. E-mail: alessandradesantanna@gmail.com

Maria Zanin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCas)

Docente sênior da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar, integrante do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCar. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5757-2910. E-mail:mariazanin55@gmail.com.

Danilo Malta Ferreira, Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF

Engenheiro Civil com ênfase em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre e doutor em Engenharia Urbana pela UFSCar. Pós-doutorando do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCar. Docente do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0365-3598. E-mail: danilomalta@facef.br

Referências

ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amélia Faller (Orgs.) Família, redes, laços e políticas públicas. 6ª ed., São Paulo: PUC SP: CEDEP: Cortez Editora, 2015.

AGUIAR, Antonio Geraldo de. Serviço social e filosofia: das origens a Araxá. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Brasília, DF, 1993.

______. Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social. Brasília, DF, 2011.

______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS). Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Norma Operacional Básica (NOB-SUAS). Brasília, DF: MDS/SNAS/SUAS, dez. 2012.

IAMAMOTO, Marilda Vilella; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica.19ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: identidade e alienação. São Paulo: Cortez, 1997.

MESTRINER, Maria Luiza. O estado entre a filantropia e a assistência social. São Paulo: Cortez, 2005.

NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”. Revista Temporalis – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2. Nº 3 (jan/jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.

NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 8ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.

NETTO, José Paulo, BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 7ª edição, 2011.

SARTI, Cynthia. Famílias enredadas. ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amélia Faller (Orgs.) Família, redes, laços e políticas públicas. 6ª ed., São Paulo: PUC SP: CEDEP: Cortez Editora, 2015.

SPOSATI, Aldaíza de Oliveira. A menina LOAS: um processo de construção da assistência social. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SPOSATI, Aldaíza de Oliveira. O modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: MDS, Unesco, 2009

YASBEK, Maria Carmelita. Fome Zero: uma política social em questão. Saúde e sociedade v. 12, jan.-jun. 2003.

YAZBEK, Maria Carmelita. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 110, p. 288-322, abr./jun. 2012.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Zandonade, P., Sant’Anna, A. de, Zanin, M., & Malta Ferreira, D. (2024). LEITURAS TERRITORIAIS PARA AÇÃO DA VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM TERRITÓRIOS INTERIORANOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS. Revista Serviço Social Em Perspectiva, 8(1), 280–301. https://doi.org/10.46551/rss202415