INFRAESTRUTURA DE ESPAÇOS PARA AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO INFANTIL

Autores

  • Andressa Gabriely Aquino Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Ana Vivian Araújo Farias Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Nayra Suze Souza e Silva Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Janice Guimarães Carvalho Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Amário Lessa Júnior Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn20251622500107%20

Resumo

A educação física Infantil acontece em sala de aula, mas principalmente com aulas práticas dos diversos eixos temáticos que compõem a educação física escolar. Assim, este estudo objetivou analisar a infraestrutura de espaços para as aulas práticas de educação física nas escolas municipais infantis - Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do município de Montes Claros - MG. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo transversal, descritivo e quanti-qualitativo, com professores regentes de educação física, por meio de uma entrevista estruturada contendo nove perguntas.  A amostra foi composta por 7 professores de escolas públicas municipais de Montes Claros de 7 microrregiões que abrangem a disciplina de educação física. Foi utilizada uma análise descritiva dos dados usando média e porcentagem para as variáveis objetivas e análise de discurso para as variáveis subjetivas. Os resultados apontaram que os professores consideram importante um espaço destinado especificamente para as aulas de educação física, e que esses espaços sejam adequados para as práticas propostas. Diante disso, foi possível concluir que ambientes adequados para a prática pedagógica das aulas de educação física, tem uma grande influência no desenvolvimento das habilidades recomendadas pela proposta curricular.

Downloads

Referências

BRACHT, V. et al. Pesquisa em ação: Educação física na escola. Ijuí, RS.3ª Edição. Editora Ijuí, v.10. 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: Constituição (planalto.gov.br). Acesso em 01 fev. 2024.

DAMAZIO, M. S.; SILVA, F. P. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Revista Pensar a Prática. V.11, n.2/ julho de 2008.

DARIDO, S.; RANGEL, I. A Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DEZANI, G.; S. A importância das aulas de Educação Física no ensino infantil. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente 5(2): 115-124, jul-dez, 2014.

MAGALHÃES, J. S.; KOBAL, M. C.; DE GODOY, R. P. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 6, n. 3, 2007.

MATOS, M. C. A Organização espacial escolar e as aulas de Educação Física. Rio de Janeiro, 2005. Monografia (em Educação Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

MATOS, M. da C. Espaço físico escolar: objeto indispensável para a educação física. 2011.

PEREIRA, A. C.; ALMEIDA, C. A. de A.; CRUZ, D. L.; JUNIOR, L. G.; GOMES, M. A.; SOARES, R. A. de C. Breve história da educação infantil no Brasil. Revista Ibero – Americana de Humanidades, Ciências e Educação. V.8.n. 08, agosto 2022.

PRANDINA, M. Z.; SANTOS, M. L. A educação física escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área. Horizontes, Dourados, v. 4, n. 8, jul./dez. 2016.

SEVERO, N. A.; CARVALHO, M. J. A carência de espaço físico na escola: implicações na prática pedagógica. In: Anais do XIX Congresso brasileiro de Ciência do Esporte CONBRACE. VI Congresso Internacional de ciências do esporte CONICE. Vitória – ES, 2015.

SOUZA LIMA, M. W. Espaços educativos: usos e construções. Brasília: MEC, 1998.

RUSSO, M. de F. Alfabetização, um processo em construção. 6. ed. São Paulo: Saraiva 2012.

TRINIDAD, C. T.; TOMÉ, C. L.; PETROSKI, I. A; ORMOND, M. R. Desigualdade e diversidade étnico-racial na educação infantil. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 09 nov, 2015.

Downloads

Publicado

2025-04-02 — Atualizado em 2025-04-22

Versões

Como Citar

AQUINO OLIVEIRA, Andressa Gabriely; ARAÚJO FARIAS, Ana Vivian; SOUZA E SILVA, Nayra Suze; GUIMARÃES CARVALHO, Janice; LESSA JÚNIOR, Amário; DE OLIVEIRA SOUSA, Berenilde Valéria. INFRAESTRUTURA DE ESPAÇOS PARA AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO INFANTIL . RENEF, [S. l.], v. 16, n. 25, p. 76–86, 2025. DOI: 10.46551/rn20251622500107 . Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7724. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>