OFICINAS DO JOGO” NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIAL PEDAGÓGICO DA BRINCADEIRA

Autores

  • Érika Lucas Lopes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Oficinas do Jogo. Brincadeira. Jogo. Aprendizagem

Resumo

Este trabalho visa analisar o potencial educativo das Oficinas do Jogo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais de estudantes, no contexto do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Montes Claros – MG. No referencial teórico, abordamos os temas jogo e o seu potencial pedagógico, a partir de uma perspectiva construtivista. Metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A amostra analisada foi composta pela professora regente e por 16 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino. Os instrumentos da pesquisa utilizados foram: duas entrevistas semiestruturadas, elaboradas pela pesquisadora e respondidas pela professora regente; questão norteadora, respondidas pelos alunos em forma de relatos descritivos e verbais; roda de conversa guiada por um grupo focal; diário de campo e, ainda, para registrar as atividades das Oficinas do Jogo e a coleta de dados utilizou-se gravador de voz, câmera fotográfica e filmadora. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (2011). As transcrições, juntamente com o diário de campo, foram lidas repetidamente, sendo destacados os trechos de maior relevância para a problemática em questão, com o intuito de formar categorias e subcategorias para a análise. Nessa perspectiva, identificou-se e descreveu as contribuições das Oficinas no que tange ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais da pesquisa. Os resultados obtidos evidenciam que houve progressão no que se refere a essas habilidades e ligação de uma com outra, corroborando nossas expectativas. Chegamos à conclusão de que as novas experiências apresentadas cumpriram seu valor de papel educativo, uma vez que essas ultrapassaram o sentido de uma ação apenas motora, na medida em que se expandiu para as dimensões possíveis de conceitos, procedimentos e atitudes construídos no decorrer das Oficinas, proporcionando mudança, que visa e ambiciona outras tantas mudanças no âmbito educacional.

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Biografia do Autor

Érika Lucas Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor universidade estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

LUCAS LOPES, Érika . OFICINAS DO JOGO” NO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIAL PEDAGÓGICO DA BRINCADEIRA. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 77–78, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/622. Acesso em: 30 abr. 2024.

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