A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA PRATICAS ESPORTIVA: RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Larissa Caroline Ferreira Ribeiro Sobral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Erika Lucas Lopes Escola Estadual Francisco Peres
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Estrutura. Praticas esportiva. Relato de experiencia.

Resumo

O presente trabalho descreve uma análise da infraestrutura dos espaços destinados as aulas de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino do município de Montes Claros- MG. Essa análise foi realizada pelos acadêmicos do Programa Residência Pedagógica (RP) da área de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, que iniciou se em novembro de 2022. O Programa Residência Pedagógica é de extrema importância para a formação dos futuros professores de Educação Física. Ela proporciona uma vivência prática dentro das escolas, permitindo que os estudantes tenham contato direto com a realidade da sala de aula e com a rotina do professor. Essa experiência é fundamental para que os futuros profissionais possam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de forma efetiva e adequada, desenvolvendo habilidades de planejamento, organização e execução de aulas. Além disso, o Programa Residência Pedagógica possibilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia e a capacidade de lidar com diferentes perfis de alunos, fortalecendo a relação professor-aluno. Ao viver a prática da docência, os estudantes também têm a oportunidade de refletir sobre suas práticas, identificar desafios e buscar soluções, melhorando sua formação profissional de maneira contínua. ​De acordo com o projeto de Lei PL 3500/2020, que determina que as escolas da rede pública da educação básica deverão possuir pelo menos uma quadra poliesportiva coberta, compatível com o tamanho da unidade e com o número de alunos, para oferta de aulas de educação física (BRASIL, 2020). Nessa perspectiva, a cobertura da quadra é de suma importância para a proteção, conforto térmico e a conservação dos equipamentos. Souza Lima (1998) questiona a qualidade das instalações escolares que, na sua avaliação, afeta diretamente o aprendizado e o desenvolvimento das propostas curriculares. O espaço físico é material riquíssimo e está sendo desprezado. Nos projetos de construções escolares não há lugar para bibliotecas, laboratórios e quadras de esportes, o que limita as possibilidades de aprendizado. O Estado tem o dever de ofertar uma estrutura apropriada para que os alunos possam desenvolver com qualidade mínima necessária. Sem esse suporte, as escolas ficam desestruturadas muitas vezes atrapalhando um bom desenvolvimento das aulas de Educação Física. O objetivo desse trabalho foi descrever a infra-estrutura da escola e os impactos gerados nas aulas de educação física realizadas durantes as intervenções do Residência Pedagógica em uma Escola Estadual da cidade de Montes Claros – MG. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL LDB, Lei 9394 de 1996, art. 1, de 20 de dezembro de 1996. E as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. projeto de Lei PL 3500/2020, de 18 de setembro de 2020. Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário. Brasília, DF, Disponível em: Disponível em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2256201. Acesso em: 07 jul. 2023.

CÓRDULA, E. B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-10, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-produo-do-conhecimento-na-construo-do-sabersociocultural-e-cientfico. Acesso em: 07 jul. 2023.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Espaços educativos: uso e construção. Brasília: MEC/CEDATE. 1998. 57 p. Acesso em: 06 set. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

CAROLINE FERREIRA RIBEIRO SOBRAL , L.; LUCAS LOPES, E.; RAMOS VELOSO SILVA, R. A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA PARA PRATICAS ESPORTIVA: RELATO DE EXPERIENCIA. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 81–83, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7309. Acesso em: 30 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>