METODOLOGIA HÍBRIDA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL NO HANDEBOL

Autores

  • Kamila Lopes Miranda
  • Camilo Araújo Máximo de Souza
  • Jomilto Praxedes

Palavras-chave:

Handebol. Desenvolvimento. Metodologia Hibrida.

Resumo

As metodologias voltadas para o ensino – aprendizagem das modalidades esportivas coletivas tem o intuito de desenvolver os elementos técnicos, táticos, cognitivos e sociais dos praticantes. Deste modo este estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças significativas no conhecimento tático processual (CTP) de crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, após uma intervenção de 14 aulas, todas baseadas em uma Metodologia Híbrida, resultado da fusão dos métodos Parcial, Situacional e Global. A amostra do referente estudo foi composta por 23 crianças, sendo 12 meninos e 11 meninas, integrantes de duas turmas de handebol de um projeto esportivo, na cidade do Rio de Janeiro. As aulas do projeto ocorriam duas vezes por semana, em dias alternados e tinham a duração de 90 minutos. O instrumento utilizado para avaliação, antes e depois da intervenção, foi o Teste KORA (MEMMERT,2002), que permitiu avaliar o conhecimento processual convergente no parâmetro tático “oferecer-se e orientar-se” (OO). Os dados foram analisados por 3 peritos com experiência na modalidade que atribuíram uma nota para as ações realizadas pelos alunos seguindo os critérios definidos no quadro de avaliação do Teste KORA. Para análise estatística foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov e o Test t de student. Os resultados obtidos mostraram diferenças significativas entre o resultado pré-teste e o pós-teste (p˂ 0,001), já que após a intervenção os alunos que fizeram parte do estudo tiveram suas pontuações aumentadas, dadas pela média entre os três peritos. Sendo assim pode-se concluir que a abordagem metodológica hibrida voltada para a compreensão tática do jogo e para o desenvolvimento da técnica, pode oportunizar a melhora no conhecimento tático processual (CTP) em praticantes de handebol. Novos estudos poderão contribuir para o desenvolvimento de propostas metodológicas inovadoras para iniciação ao handebol.

Palavras-chave: Handebol. Desenvolvimento. Metodologia Hibrida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

LOPES MIRANDA, K. .; ARAÚJO MÁXIMO DE SOUZA , C. .; PRAXEDES, J. . METODOLOGIA HÍBRIDA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL NO HANDEBOL. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 13, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3558. Acesso em: 29 mar. 2024.