EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS

Autores

  • Fabiane de Fátima Silva França Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Marcos Antônio de Araújo Leite Filho Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Samanda Fernandes Costa Souza Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Katrice Almeida de Souza Universidade Estadual de Montes Claros

Palavras-chave:

Educação. Física. Educação. Jovens. Adultos.

Resumo

O artigo relata a importância da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa é de natureza bibliográfica, analisando obras, artigos de uma abordagem pedagógica adaptada às necessidades e particularidades do público da EJA, tornando-se fundamental para promover a saúde, o convívio social e a melhoria da qualidade de vida dos estudantes que enfrentam desafios como o sedentarismo, o estresse e as consequências de uma vida laboral intensa. O trabalho explora a perspectiva dos professores de Educação Física, suas práticas pedagógicas e os desafios tais como a falta de infraestrutura adequada e a resistência dos alunos em participar das atividades. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem inclusiva e motivadora, que considere as experiências prévias dos alunos e promova a participação ativa em atividades físicas. Esse artigo visa compreender, nesse contexto, o papel da Educação Física na EJA, considerando as características e necessidades dos alunos adultos e identificar práticas pedagógicas eficazes explorar estratégias e metodologias que promovam a inclusão e a participação ativa dos estudantes. Quando as práticas são aplicadas de forma adequada contribuem para o desenvolvimento físico dos alunos e fortalecem sua autonomia e autoestima, promovendo uma experiência educacional enriquecedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane de Fátima Silva França, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduanda no curso de Licenciatura em Educação Física Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Marcos Antônio de Araújo Leite Filho, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ciência do Movimento Humano (UAA/PY). Professor na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, atuando na modalidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Samanda Fernandes Costa Souza , Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Licenciatura e Bacharel em Educação física (ASMEC), Pedagogia (FAVENI), Licenciatura em Educação Especial (UniCV), Pós graduação em Gestão Escolar (FALC), Pós graduação em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS). Tutora presencial do curso de Educação Física (EAD) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Polo UAB Santa Rita de Caldas, MG, Brasil.

Referências

ANDRADE JÚNIOR, S. H. N. D., ROSAS, A. D. S., LORENZINI, A. R., BRASILEIRO, L. T., SOUZA JÚNIOR, M. B. M. D., & MELO, M. S. T. D. O ensino da educação física na eja: uma análise a partir de falas dos professores. Movimento-Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, 28 de dez. 2021.

AUGUSTO, S. S., DE ANDRADE, L. A., DA SILVA, J. P. H., DE OLIVEIRA MACIEL, A., & DA SILVA BENTO, N. M. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Um relato de experiência. Revista do PEMO, Fortaleza, Vol. 2, n. 3, 2020. Disponível

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Educação Física: orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EducacaoFisica.pdf. Acesso em: 06 nov 2024.

CARVALHO, R. M. D. A., & CAMARGO, M. C. D. S. Formação de professores em educação física e a educação de jovens e adultos. Revista de Educação Física da UFGRS, Porto Alegre, v. 25, e25029, p.1-13, 2019.

COSTA, J. C. G. D., SOUZA, C. T. V. D., & CARVALHO, R. M. D. A. Atuação docente em Educação Física escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA): ações de Promoção da Saúde. Revista Brasileira de Ciências e Esporte, Rio de Janeiro, p. 1-8, out. 2019.

DA CONCEIÇÃO, T. S., DE JESUS PEREIRA, C. R., & DOS SANTOS, R. G. A educação física na educação de jovens e adultos: a concepção dos estudantes de um município do interior da Bahia. Itinerárius Reflectionis Revista Eletrônica de Graduação em Educação, Bahia, Vol. 16, n° 03 , 2020.

DE ALBUQUERQUE CAVALLI, M., MEDEIROS, T. N., DA CRUZ, L. L., & BOSSLE, F. Educação Física como possibilidade de Transformação para os Estudantes da EJA. Revista Científica Trajetória Multicursos, Rio Grande do Sul, v. 11, n° 1, 2019.

GÜNTHER, M. C. C. O direito à educação física na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Ciências e Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., 400-412 p., 2014.

JESUS, A. C. S. D., & NARDI. Imaginários de licenciandos em física sobre a educação de jovens e adultos e o ensino nessa modalidade. Revista Ensaio, Belo Horizonte, 2016,51-71 p.2016.

LAFFIN, M. H. L. F., & ALCOFORADO, J. L. M. Apresentação – Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e82312, p.1-13, 2022.

NEUENFELDT, D. J., FENSTERSEIFER ISSE, S. I. Educação Física Escolar: desafios a prática pedagógica: desafios a prática pedagógica. Anais do II Congresso Estadual de Educação Física na Escola: 1ª ed., Lajeado, Ed. Univates, 2013.

SAMPAIO, C. E. M., & HIZIM, L. A. A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 103, n. 264, p. 271-298, maio/ago. 2022.

Downloads

Publicado

2025-09-24

Como Citar

DE FÁTIMA SILVA FRANÇA, Fabiane; ANTÔNIO DE ARAÚJO LEITE FILHO, Marcos; FERNANDES COSTA SOUZA , Samanda; ALMEIDA DE SOUZA, Katrice. EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 68–76, 2025. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/9248. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2