RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabiula Mayara Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2024152400095

Resumo

A dança é considerada uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo. Na escola, as aulas de Educação Física configuram-se como uma oportunidade ímpar para os alunos vivenciarem “giros”, “passos” e “performances”, o que proporciona, consequentemente, inúmeros benefícios aos educandos, a exemplo do desenvolvimento de suas potencialidades motoras, cognitivas e afetivas. Tomando como objeto de estudo 4 escolas públicas estaduais, situadas na sede citadina de Januária, Norte mineiro, este estudo descreve e interpreta a presença da dança no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de corte transversal, cujas informações foram substanciadas por um questionário aberto, produzido pelos autores, tendo como público referência 8 professores de Educação Física. Em linhas gerais, o estudo revela que a dança, talvez mais do que se supunha, mostra-se presente, com alguma intensidade, nas aulas de Educação Física. A totalidade dos professores disseram utilizar o Currículo Referência de Minas Gerais como baliza norteadora das aulas, sendo apontados, de forma ambivalente, facilidades e dificuldades para sua efetivação. Por fim, os professores fizeram propostas de possibilidades para um melhor domínio e desenvolvimento da dança nas aulas, a exemplo do aperfeiçoamento dos professores por meio de cursos especializados.   

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Referências

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Publicado

2024-08-14 — Atualizado em 2024-08-27

Versões

Como Citar

MAYARA, Fabiula; VENÂNCIO DE OLIVEIRA AMARAL , Daniel. RITMOS E MOVIMENTOS A PRESENÇA DA DANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 15, n. 24, p. 72–81, 2024. DOI: 10.46551/rn2024152400095. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7211. Acesso em: 29 jul. 2025.