Incidência do Filantrocapitalismo na Educação — estudo bibliométrico a partir do banco de teses e dissertações da CAPES e artigos científicos no portal Scielo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v15n17a06

Palavras-chave:

Filantrocapitalismo, Venture Philanthropy, Filantropia, Filantrópica

Resumo

Este artigo é resultado do levantamento bibliométrico sobre a atuação do filantrocapitalismo na educação básica brasileira, etapas - fundamental e médio - com base nas produções acadêmicas - Teses e Dissertações (Mestrado Acadêmico) - do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e de artigos científicos no Portal Scientific Electronic Library Online (Scielo). O levantamento, nas duas bases, foi obtido pelos descritores “filantrocapitalismo”, “venture philanthropy”, “nova filantropia”, “filantropo”, “filantropia” “filantro” e “filantrópica”. A análise dos resumos foi realizada como base em Adrião, 2015; Adrião e Domiciano, 2018; Robertson e Verger, 2012; Ball e Olmedo, 2013. O resultado principal é que não se localizou pesquisas específicas sobre o filantrocapitalismo na educação no BRASIL, com base nos critérios deste levantamento, entretanto há evidências de sua atuação junto à educação pública.
Palavras-chave: Privatização. Filantrocapitalismo. “Venture Philanthropy”. Filantropia. Filantrópica.

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Biografia do Autor

Adriana Soares Beserra Capoano, Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Mestranda em Educação. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cáceres. Mato Grosso, Brasil. E-mail: abcapoano@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4279-1627.

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Departamento de Políticas Administração e Sistemas Educacionais. Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE), Campinas. São Paulo, Brasil. E-mail: theadriao@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1181-5873.

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Publicado

30.06.2022

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas